Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

 Dele destacamos a entrevista a seis crianças do Jardim de Infância da Bobadela, a Carlota, o Rafael, a Sofia, a Juliana, o Henrique e o André, acompanhados da educadora Filomena Garcia. Estes finalistas do pré-escolar vieram fazer o balanço deste período, falaram do que gostaram mais e menos de fazer e quais foram as atividades mais marcantes.

Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, Portugal sobe ao pódio no ranking dos países mais pacíficos do mundo, é o terceiro país do mundo mais pacífico, goza de um nível de paz certamente invejado por esse mundo fora. Os dados do Global Peace Index de 2017 comprovam, não só que Portugal é um país pacífico, como é dos mais pacíficos do mundo.

Na rubrica sobre política, a Bárbara Coquim faz referência a várias entrevistas e pesquisas feitas pelo realizador Oliver Stone a Vladimir Putin. O culminar dos 24 meses de trabalho chega em breve às televisões, o trabalho, intitulado The Putin Interviews promete fazer estalar a polémica, sobretudo pelas declarações do presidente russo sobre mulheres, a homossexualidade e Edward Snowden.

O Daniel Pereira fala da participação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes na festa/feira da freguesia de Nogueira do Cravo, no passado dia 4 de junho.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que Portugal aumentou a sua pegada ecológica, o nosso país está em nono lugar entre os países mediterrânicos. A pegada ecológica média de cada português, que relaciona o consumo de recursos naturais e a capacidade de resposta da natureza, aumentou 73% entre 1961 e 2013. Segundo uma análise divulgada pela Associação Sistema Terrestre Sustentável – Zero, se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que Portugal, “seriam necessários 2,3 planetas” para responder ao consumo.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta um bom exemplo, munícipes com quatro patas já têm ambulância 24h em Oeiras, este município e os Bombeiros Voluntários do Dafundo criaram um serviço de ambulância para transportar os animais em situação de emergência.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda o conto ‘’Felicidade Clandestina’’ do livro de nome homónimo da autoria de Clarice Lispector, escritora e jornalista de origem judaica, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que a Rolls-Royce constrói o carro mais caro de sempre. Chama-se Rolls-Royce Sweptail e é o concretizar de um sonho de um cliente da marca britânica.

Já no desporto motorizado, reporta que no Rali da Acrópole, a contar para o europeu de ralis, disputado no passado fim-de-semana, o piloto luso, Bruno Magalhães, da Skoda, ficou em segundo lugar.

Na rubrica “viagens”, a Inês Brás noticia que a entrada nos espaços museológicos e patrimoniais portugueses voltará  a ser gratuita nas manhãs de domingo e de feriado, a partir do dia 2 de julho. Recomenda aos ouvintes para aproveitarem a oportunidade de, durante este  Verão, ficarem a conhecer melhor o nosso património.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para sucesso do Pãorelho no programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, em representação do município, na categoria 3.º ciclo, com o tema Expo Empresas Intermunicipal, enquadrada na Expo Mortágua 2017, que decorreu no passado dia 27 de maio. A empresa Eco-Côdea, do AEOH, projeto desenvolvido pela turma do 9.º O – Curso CEF Restaurante/ Bar, garantiu o 3.º lugar, arrecadando um prémio de 500,00€, com um produto inovador – o Pãorelho. Destaque também para a recolha, efetuada pelo nosso pessoal docente, não docente e discente, nos vários supermercados da cidade, a favor do Banco Alimentar contra a Fome, obtendo um total de 1.927,00 quilos de produtos alimentares.

Ouça este programa, com a sugestão musical do Daniel Pereira, do Michael Nunes e da Sofia Pereira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version