Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista aos coordenadores do Centro Qualifica do AEOH, os professores Cristina Borges e Francisco Henriques. Estes responsáveis vieram apresentar este Centro de qualificação de adultos, que tem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
Já nas rubricas habituais, destaque também para a notícia apresentada pelo Michael Nunes, a esperança média de vida voltou a aumentar. E não sabemos qual é o limite. A esperança de vida à nascença dos portugueses é agora de 80,62 anos. E a diferença entre homens e mulheres é cada vez menor.
Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que o número de novos casos de VIH em Portugal é o mais baixo dos últimos 16 anos. As autoridades de Saúde estão satisfeitas com o progresso feito na luta contra o VIH mas pedem refreio no entusiasmo por se tratarem de valores que ainda podem vir a ter atualizações.
O Daniel Pereira fala da participação Santa Casa da Misericórdia de Galizes na Feira do Livro de Oliveira do Hospital, nomeadamente da demonstração de Boccia.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o presidente Donald Trump quer permitir a exploração de petróleo num refúgio de vida selvagem no Alasca. São mais de sete milhões de hectares, no nordeste do estado, que estão protegidos desde 1960. Este é um tema polémico na política ambiental nos Estados Unidos desde o final dos anos 70 do século passado. Segundo os ambientalistas, essa área é fundamental para preservar várias espécies de aves e renas.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás diz que muitas empresas japonesas estão a usar a “Ronronterapia” contra o stress no escritório. As empresas japonesas são conhecidas pelos horários intermináveis e relações hierárquicas muitas vezes stressantes. Para aliviar estas tensões, o patrão de uma dessas empresas decidiu levar para o escritório “empregados” felinos. A moda está a ser seguida por outros, uma vez que a presença dos animais contribui para diminuir o stress e a ansiedade do dia-a-dia no trabalho.
Como sugestão de leitura, a Inês Brás recomenda “Introdução à Maçonaria” de António Arnaut. Um livro indispensável para quem deseje conhecer o essencial da Maçonaria: princípios e valores fundamentais, origens e evolução, ritual e iniciação, esoterismo e segredo maçónico, bem como o papel da organização ao longo dos séculos na defesa dos grandes valores do Homem, traduzidos na clássica trilogia – Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que a venda de carros a diesel desacelera na Europa, segundo dados da JATO Dynamics, em abril, a venda de modelos novos a gasóleo caiu 15%.
No âmbito do desporto motorizado, reportou que Sebastian Vettel venceu no passado domingo o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. Com este segundo triunfo no Mónaco, o alemão da Ferrari conseguiu alargar a distância para o segundo classificado no mundial, o britânico Lewis Hamilton que no principado não foi além do sétimo lugar.
Na rubrica “viagens”, a Bárbara Coquim convida os ouvintes para a centenária romaria do Divino Senhor das Almas, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de junho.
A proposta cinematográfica do Pedro Oliveira vai para um filme de ação, aventura e comédia, “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias”, em exibição nos cinemas.
Ouça este programa, com a sugestão musical do Pedro Oliveira, da Bárbara Coquim e da Inês Brás, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html
Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:
http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/