Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a notícia apresentada pela Bárbara Coquim : “O que pode a tecnologia fazer pelas pessoas mais velhas?”Exemplos para melhorar a vida: casas inteligentes; dispositivos móveis para monitorizar o estado de saúde; sensores concebidos para medir parâmetros bioquímicos e sinais vitais; robótica destinada a gerir a toma de medicação. O envelhecimento populacional afigura-se como uma das transformações sociais mais significativas do século XXI. As novas tecnologias podem ser uma excelente ajuda no apoio aos idosos.

Na rubrica “Jovens Atentos”,a Educação está em destaque, segundo um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Matemática e Inglês são as disciplinas com mais negativas no 2.º ciclo e fica claro que o contexto socioeconómico continua a ser determinante.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim chama a atenção que não vacinar os filhos, é uma moda que põe todos em perigo. Cabe aos pais decidir o que é melhor para os seus filhos e educandos. Cabe à comunidade, através do Estado, defender o superior interesse da criança. Os pais decidem como educam os seus filhos mas os seus filhos não são propriedade sua. Onde está a fronteira em que o Estado deve intervir é sempre uma questão muito complexa.

O Daniel Pereira exalta o valor do jogador de futsal, Ricardo Braga, o “mágico”, capaz de transformar uma jogada aparentemente inofensiva numa oportunidade, e foi, mais uma vez, distinguido como o melhor jogador do mundo.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que os neonicotinóides, os inseticidas mais usados no mundo poderão ser proibidos na União Europeia, se as propostas da Comissão Europeia, forem votadas favoravelmente pela maioria dos Estados-membros.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás refere que o novo estatuto jurídico dos animais, que os reconhece como seres vivos dotados de sensibilidade e os autonomiza face a pessoas e coisas, entrou em vigor a 1 de maio.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira recomenda “Vamos Comprar um Poeta” de Afonso Cruz, numa sociedade em que tudo tem de dar lucro e tudo é contabilizado, o autor cria uma ficção na voz de uma criança de 12 anos que desafia a família a ter um poeta em casa. Este ‘’animal’’ de estimação leva a família a aprender outros valores – a cultura, a beleza das palavras…

Na rubrica “viagens”, a Inês Brás convida os ouvintes a viajarem até aos Açores, um verdadeiro paraíso natural, e sugere que comecem pela ilha de São Miguel.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a tertúlia «O sol bailou ao meio dia»?! Fátima, fé e História… 100 anos depois», que decorreu no passado dia 28 de abril, e para a visita de estudo do 11ºano, à região do Douro Vinhateiro e ao Porto, no âmbito das disciplinas de História e Português.

Ouça este programa, com a sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version