Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Dele destacamos a inquietante notícia de âmbito nacional selecionada pela Inês Garcia,  em Portugal são mais de 8 mil as vítimas de mutilação genital. Esta é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos de meninas e mulheres. É uma prática que está profundamente enraizada na desigualdade de género e que constitui uma forma extrema de discriminação e de violência com base no sexo. É importante que surjam cada vez mais iniciativas concertadas como a Plataforma Europeia de Conhecimento “Unidos para Acabar com a MGF”, cujo portal foi lançado recentemente. Um site que condensa informações úteis sobre a MGF, tanto para profissionais de saúde, justiça, ação social, comunicação e educação, como aos cidadãos em geral que queiram saber mais sobre os desafios, consequências e métodos de prevenção inerentes a esta prática. Uma prática que na Europa é considerada crime, mas cujas vítimas continuam a viver lado a lado com muitos de nós, e tantas vezes estigmatizadas.

O Daniel Pereira reporta a visita do senhor Bispo de Coimbra à sua instituição e ao concelho.

Em “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere a flexibilização curricular para o próximo ano letivo, anunciada pelo Ministro da Educação. Entre as novidades está a possibilidade dos alunos do secundário poderem escolher opções de outros cursos. Este anúncio gerou vivo debate em estúdio, sobretudo entre aqueles que podem vir a ser os visados pelas mudanças.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim reporta as polémicas declarações do Presidente do Eurogrupo,  Dijsselbloem acusou os europeus do Sul de gastarem o seu dinheiro “em copos e mulheres” e “depois pedirem que os ajudem”. O político tenta manter-se no cargo depois de pesada derrota nas eleições holandesas, mas as suas declarações foram profundamente infelizes e mereceram já a reprovação de todos os partidos políticos portugueses e, obviamente, a nossa.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que a sétima edição da iniciativa Árvore Europeia do Ano elegeu como vencedor um carvalho-alvarinho que cresce numa localidade da Polónia. O grande objetivo da iniciativa é distinguir a importância das árvores no património natural e cultural da Europa.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta que, numa clínica psiquiátrica dos Pirenéus, dois cães ajudam os pacientes com deficiência intelectual ou problemas de saúde mental a desenvolverem habilidades sociais e sentido de autonomia.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes noticia que neste ano nada muda na política da empresa alemã Porsche, e tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, parte dos lucros vão ser distribuídos pelos funcionários. Uma boa prática que devia ser seguida pelos empresários portugueses. Referiu também que a SEAT alcançou em 2016 os melhores resultados financeiros da sua história. Já no âmbito do desporto, anunciou que o piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, surpreendeu a dupla da Mercedes na prova de abertura do mundial de Fórmula1, e foi o vencedor do Grande Prémio da Austrália.

Como sugestão de leitura, a Sofia Pereira aconselha o conto “A Saga” do livro Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na rubrica “viagens”, a Inês Garcia propõe um passeio pelos caminhos de xisto de Aldeia das Dez, no fim de semana de 8 a 9 de abril.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um filme de ficção “Vida Inteligente”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a vitória dos alunos do AEOH no Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version