Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos as duas notícias de âmbito nacional, sugeridas pela Inês Garcia, e reportadas pelo Michael Nunes, uma dá conta que a fotojornalista, Violeta Santos Moura, foi distinguida pela conceituada revista norte-americana Time, a portuguesa distinguida é freelancer, já cobriu o conflito israelo-palestiniano e é descrita como tendo um ponto de vista único. A outra notícia refere que uma lei portuguesa é notícia lá fora e Portugal é visto como um exemplo. Trata-se da aprovação no Parlamento da proposta do PAN, que determina que se introduzam opções vegetarianas nas cantinas públicas, nas prisões, escolas e hospitais. Esta lei vai promover a diversidade de hábitos alimentares e incentivar mais pessoas a escolher a opção vegetariana.

O Daniel Pereira comenta a Semana do Desporto Adaptado que decorreu no AEOH e na qual participou com a sua equipa.

Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere que as bolsas de estudo passam a ser atribuídas para todo o curso. A medida foi apresentada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem como objetivo simplificar e agilizar os processos.

Já no âmbito político, destaca que uma portuguesa está entre os eurodeputados mais influentes, Maria João Rodrigues foi escolhida para integrar o grupo dos deputados com mais peso no Parlamento Europeu. Uma intelectual com espírito reformador e capaz de “virar do avesso” o centro de poder no Parlamento Europeu.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que a Quercus pede ao Ministro do Ambiente que legisle e proíba a largada de balões, atendendo aos impactos ambientais associados a este tipo de eventos, muitos deles irreversíveis.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás reporta mais um mau exemplo do que os humanos fazem aos animais, aconteceu na Tailândia, um grupo de veterinários realizou uma cirurgia a uma tartaruga com 25 anos de idade para retirar 915 moedas do seu interior. A tartaruga habita num centro de conservação animal em Sriracha, a este de Banguecoque, e num local para o qual os visitantes lançavam moedas à procura de boa sorte.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes diz que enquanto marcas de superdesportivos, rivais da Ferrari, como a McLaren e a Lamborghini apostam cada vez mais na fibra de carbono para as estruturas dos seus modelos, a Ferrari continua a confiar no alumínio. Já sobre o Rali, noticiou que Kris Meeke venceu, no passado fim de semana, o Rali do México, aos comandos de um Citroën C3 WRC. Nas provas nacionais, José Pedro Fontes e Inês Ponte venceram o Rali de Castelo Branco, aos comandos de um Citroën DS3 R5.

Como sugestão de leitura, a Bárbara Coquim aconselha “Admirável Mundo Novo”, a magistral obra de Aldous Huxley, publicada em 1932, e que se tornaria um dos mais extraordinários sucessos literários. O livro é um aviso, um apelo à consciência dos homens e, passadas tantas décadas, continua com grande atualidade.

Na rubrica “viagens”, a Inês Brás convida os ouvintes a visitarem a Feira de março 2017, que já faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro. A feira realiza-se entre os dias 25 de março e 25 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a excelente participação dos nossos alunos nas sessões distritais do Parlamento dos Jovens e para a semana do Desporto Adaptado que decorreu de 6 e 10 de março.

Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version