Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a notícia de âmbito nacional, reportada pela Inês Garcia, segundo a qual as receitas turísticas em Portugal alcançaram os 1,3 mil milhões de euros só no mês de outubro. Este número representa um aumento de 16,8%, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Boas notícias para a nossa economia.
Em Jovens Atentos, a Bárbara Coquim refere a recente proposta da Juventude Popular que defende que “não é aceitável que se fale de contraceção sem falar também em abstinência”. Esta proposta conservadora foi, obviamente, dissecada pelos jovens em estúdio.
No âmbito da política nacional e internacional, a Bárbara Coquim fez uma retrospetiva muito interessante do ano que agora termina. Um ano frenético, mas que fica para a história: as sondagens ou opiniões avalizadas falharam todas. Foi também a altura do Clube de Rádio fazer o balanço de 2016.
O Daniel Pereira, utente da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, falou-nos da fábula que representou para um grupo de crianças.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues diz que cada português produziu 464 Kg de lixo em 2015, a segunda maior quantidade dos últimos cinco anos, enquanto a indústria teve menos resíduos, mas mais dos perigosos. As Estatísticas do Ambiente de 2015, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, referem que os resíduos direcionados para reutilização e reciclagem atingiram 36%, o que representa um aumento acumulado de 15 pontos percentuais desde 2011. Há muito a fazer neste âmbito, para criar consciência ecológica e para preservar o ambiente.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que nesta legislatura, em que os direitos dos animais têm tido cada vez mais expressão, é com enorme satisfação que assistimos no final deste ano à aprovação da alteração do estatuto jurídico dos animais e que reuniu o consenso de todas as forças partidárias. Este é um marco histórico, que junta Portugal aos países mais evoluídos nestas matérias.
Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes refere os 7 finalistas para carro europeu do ano 2017. O “car of the year” é um prémio que existe desde 1964 e que pretende eleger o carro do ano tendo em conta parâmetros como potência, design, acabamento e inovação. Disse ainda que numa altura de descanso das competições de F1, as movimentações nos bastidores com vista à preparação da próxima época têm sido intensas.
A Inês Garcia sugere a leitura da obra queirosiana “A Cidade e as Serras”, onde Eça sugere o tema clássico do elogio da “aurea mediocritas”, quando mostra que nem é o fausto, nem o conforto, nem a ciência que fazem o homem feliz, mas sim uma vida calma, simples e natural.
A Patrícia Correia faz sugestões ‘low cost’ para o réveillon, na capital ou em Oliveira do Hospital, a escolha é do ouvinte.
A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um drama, “Beleza colateral”, em exibição nos cinemas.
A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a fase escolar do programa Parlamento dos Jovens e para a apresentação do mais recente livro do professor Luís Filipe Torgal, “Tomás da Fonseca, «Missionário do Povo». Uma biografia”, no próximo dia 13 de janeiro, pelas 18.30H, na biblioteca da escola sede do AEOH. Ouça este programa, com a sugestão musical, do João Oliveira, que não esqueceu o tributo a Georges Michael, estrela Pop recentemente falecida, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:
http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html
Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:
http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/
Votos de feliz Ano Novo a todos os nossos ouvintes.