Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a notícia de âmbito internacional da Inês Garcia, um estudo, publicado na revista Science, que comprova, pela primeira vez, que se pode estabelecer uma ligação direta entre o número de cigarros fumados e o número de mutações que isso provoca no ADN e que, mais tarde, poderão terminar em cancro. Este estudo suscitou algum debate em estúdio, nomeadamente o consumo de tabaco pelos jovens.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que os pais de crianças, que frequentam a escola pública em Espanha, iniciaram esta semana uma greve de um mês aos trabalhos de casa passados aos seus filhos, os argumentos da Ceapa é que os trabalhos de casa “invadem o tempo das famílias” e “violam o direito ao recreio, à brincadeira e a participar nas atividades artísticas e culturais”, tal como vem descrito no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança. O assunto também serviu de mote para o debate.

Já no âmbito político, a Bárbara Coquim, refere que o filósofo francês Dominique Wolton anda irritado com a aldeia global, dominada pela ditadura da tecnologia. Denuncia as indústrias imperialistas do século XXI e alerta: “Se quisermos salvar a democracia, é preciso que a política regule e controle a técnica”. E que os políticos deixem de andar, como macacos, na selva dos tweets. Fala também na necessidade de a “Europa acordar” e contrariar o domínio da economia e da finança sobre a política.

“Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues refere que o Glaciar na Antártida está a derreter mais rápido do que o previsto e perdeu mais de meio quilómetro de espessura em sete anos, derretendo mais rapidamente do que os cientistas pensaram ser possível. Mais um alerta sobre o aquecimento global.

A Catherine Martins, na rubrica “Relações luso-americanas” refere um caso muito curioso, na escola Sundance na North Plainfield, em Nova Jersey, há uma professora com 99 anos de idade, Agnes Zhelesnik, que diz ainda não estar pronta para se reformar.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata mais uma história comovente, a de uma gata que vive há um ano num cemitério da Indonésia e se recusa a abandonar o túmulo da dona, o amor desta felina está a comover o mundo. Fez ainda o alerta sobre os cuidados a ter com a alimentação dos felinos.

A Sofia Pereira sugere a leitura do livro ‘’A Revolução dos Bichos’’, uma obra do romancista, ensaísta político e jornalista George Orwell.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a visitarem, neste outono de cores deslumbrantes, o vale do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

O Michael Nunes, na rubrica “Mundo Automóvel”, reporta que após 18 anos de produção, a Mercedes-Benz vai abandonar os motores V6, o futuro da marca faz-se com motorizações modulares. O Michael fez ainda o ponto da situação do campeonato mundial de WRC.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é de animação, “Trolls”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para o início das atividades do Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version