Site icon Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Neste acolhemos mais um membro, o aluno Michael Correia Nunes, aluno do 12.º ano, que doravante estreia a rubrica “Mundo Automóvel”, um tema do seu interesse, particularmente a evolução tecnológica.

Deste programa destacamos a notícia de âmbito internacional da Inês Garcia, que reporta a recente eleição de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas. Trata-se do mais alto cargo internacional exercido por um português, o que nos engrandece a todos. Guterres iniciará funções a 1 de janeiro de 2017 por um período de cinco anos.  Alguns dos desafios que enfrenta o novo secretário-geral da ONU são: o conflito na Ucrânia e a atitude beligerante da Rússia; Israel, a Palestina e o mundo árabe; a interminável guerra civil na Síria; o acordo do clima, biodiversidade e pobreza; a existência de metade dos 21 milhões de refugiados em dez países; manter imparcialidade e gerir antagonismos; a igualdade e o “argumento mulher”; conflitos congelados e o papel da ONU; pôr ordem na casa e reformar a organização; a desnuclearização e a volátil Coreia do Norte. Cada um deles é um desafio gigantesco, todos esperamos que Guterres se afirme no panorama internacional.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim refere que, segundo declarações recentes de responsáveis do Ministério da Educação, a classificação de Educação Física volta a contar para a média de acesso ao Ensino Superior a partir de 2017-18. O assunto gerou algum debate, pois há opiniões divergentes entre os membros do Clube de Rádio.

“Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues reporta uma decisão poética: na Índia um juiz proibiu o encarceramento de pássaros. Segundo este magistrado todos os pássaros têm os direitos fundamentais de voar nos céus e os seres humanos não têm o direito de mantê-los presos em gaiolas.

A Catherine Martins, na rubrica “Relações luso-americanas”, relatou que nos Estados Unidos, a famosa autoestrada numero 66, no Missouri, vai ser pavimentada com painéis solares, capazes de carregar carros elétricos com energia solar.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás salienta que Lisboa vai ter a sua primeira creche para cães, onde além de brincarem e descansarem, os cães poderão usufruir de atividades como treino de obediência, terapia comportamental ou fisioterapia.

A Sofia Pereira sugere “Divergente” o primeiro livro da saga do mesmo nome, escrita pela autora norte americana Veronica Roth.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a participarem na “Noite das Caçoilas” no Sabugueiro, no vizinho concelho de Seia, no dia 5 de novembro. Outrora, no Sabugueiro, terra de pastores, por ocasião dos casamentos e de outras festas da aldeia, confecionava-se nas casas a chanfana ou o borrego, temperados em caçoilas de barro que depois eram levadas ao forno comunitário para assar. A noite das caçoilas é uma tradição que pretende dar a conhecer a gastronomia e as tradições da aldeia mas também desafia a vivenciar uma experiência única em contato com a sua essência, em ambiente de festa e animação popular.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é uma aventura, “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares” em exibição nos cinemas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version