Site icon Rádio Boa Nova

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a rubrica das notícias, segundo um relatório da Comissão Europeia Portugal foi dos países com maior “fuga de cérebros” e considera que a competitividade de Portugal está em risco caso a “fuga de cérebros” para o exterior, que se registou nos últimos anos, não seja compensada por fluxos de pessoas com qualificações equivalentes. O tema, já recorrente aos nossos microfones, foi alvo de discussão entre os jovens.

O Daniel Pereira fez alusão à Gala Dr. António Vaz Patto, que decorreu no passado dia 27 de novembro, um momento de grande importância para a família da Santa Casa da Misericórdia de Galizes. Iniciativa que permite à instituição mostrar o trabalho desenvolvido pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais ao longo do ano.

No âmbito da política europeia, a Bárbara Coquim, refere que a primeira-ministra britânica Theresa May lançou a confusão na saga do Brexit, ao sugerir que a saída do Reino Unido da União Europeia pode ser adiada, enquanto o Governo britânico procura um acordo de transição.

Na rubrica relações luso-americanas, a Catherine Martins conta que a eleição de Trump e as ideias que defendeu em campanha deixam assustados alguns emigrantes portugueses, ilegais em certos casos. As ameaças feitas durante a campanha eleitoral de uma deportação massiva dos imigrantes ilegais fez com que muitos portugueses, nas últimas semanas, sobretudo na região de Newark, tenham receio de sair de casa.

Na rubrica “Jovens Atentos”, a Bárbara Coquim reporta que a presidente da Associação de Professores de Português Edviges Ferreira, afirma que aceita uma “revisão ligeira” do Acordo Ortográfico de 1990, “para não trazer tantos prejuízos, mas nunca anular o AO90”.A responsável falava à Lusa a propósito do anúncio feito pela Academia das Ciências de Lisboa, que vai apresentar ainda este ano um estudo para aperfeiçoar do AO90, sugerindo nomeadamente o regresso à utilização de algumas consoantes mudas.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues salienta que a má qualidade do ar é a principal causa ambiental de mortes prematuras em toda a Europa. Um relatório da Agência Europeia do Ambiente estima que as doenças associadas à poluição atmosférica levam à morte prematura de pelo menos 467 mil pessoas por ano na Europa, 6700 das quais em Portugal.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás relata que a dona do animal usado na “queima do gato”, em Mourão, Vila Flor, foi condenada ao pagamento de uma multa de 450 euros. Este é o primeiro caso mediático que resultou numa condenação no distrito de Bragança, depois da entrada em vigor da lei que criminaliza os maus tratos a animais de companhia.

Na rubrica “Mundo Automóvel”, o Michael Nunes refere que a partir de 2017 os vários pontos de carregamento para modelos elétricos espalhados pelo país deixam de ser pagos pelo Estado. Esta é, sem dúvida, uma má notícia, sobretudo para o ambiente. Deu ainda conta que há um novo campeão de Fórmula 1, trata-se de alemão Nico Rosberg.

A Patrícia Correia convida os ouvintes a visitarem Óbidos na quadra natalícia que se aproxima, Óbidos Vila Natal começa já no dia 30 de novembro e só termina dia 1 de janeiro. Num ambiente destinado a reunir e entreter crianças e adultos, surge o despontar da imaginação e do encanto perante a reprodução da Vila do Natal com todas as suas personagens mágicas! Este ano a temática anda à volta das mais conhecidas histórias infantis.

A sugestão cinematográfica do Pedro Oliveira é um provocador thriller de ficção científica do aclamado realizador Denis Villeneuve “O Primeiro Encontro”, em exibição nos cinemas.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a comemoração do Dia Internacional da Filosofia, assinalado na Escola Secundária, com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos; e para o arranque do programa Parlamento dos Jovens, dinamizado pelo Clube Europeu.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical, do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:

http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Todos os programas estão disponíveis no sítio da Rádio Boa Nova, em:

http://www.radioboanova.pt/aeoh-a-escola-e-o-meio-podcast/

Exit mobile version