Meruge prepara-se para receber, no próximo domingo, 22 de março, mais uma edição da sua já emblemática Feira da Primavera. O evento, integrado no projeto “Entre Pedras Nascem Rosas”, promete um dia repleto de atividades culturais, ambientais e de lazer, reforçando a identidade local e o envolvimento da comunidade.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, o presidente da Junta de Freguesia, João Abreu, destacou a importância desta iniciativa, que nasceu em 2008 com o objetivo de incentivar a população a embelezar os seus espaços e transformar Meruge e Nogueirinha em verdadeiras “aldeias-jardim”.
“Fomos incorporando novas atividades ao longo dos anos, sempre com uma forte componente de educação ambiental e preservação ecológica. Hoje podemos dizer que já plantámos milhares de árvores na freguesia”, sublinhou o autarca, evidenciando também o envolvimento das escolas como peça-chave na sensibilização das gerações mais jovens.
A Feira da Primavera apresenta um programa diversificado, que alia tradição e inovação. Entre as novidades estão os “Jardins de Pedra”, uma exposição criativa que utiliza antigas pias de alimentação de suínos decoradas com flores, numa homenagem à identidade rural da freguesia.
O evento contará ainda com animação musical de raiz etnográfica, oficinas de jardinagem e arranjos florais, sessões de ioga ao ar livre e uma exposição de espantalhos desenvolvida em parceria com o CLDS 5G.
A gastronomia local também terá destaque, com pratos tradicionais como o arroz de soã, torresmos na caçoila e arroz doce de anis, preparados pelas associações locais. O forno comunitário estará em funcionamento durante todo o dia, garantindo produtos típicos como bolas e trigamilhos.
Para o presidente da Junta, o sucesso da Feira da Primavera deve-se ao forte envolvimento da população. “As iniciativas consolidam-se porque correspondem aos sentimentos e anseios das pessoas. Há aqui uma identidade que queremos preservar e valorizar”, afirmou.
Mais do que um evento festivo, a Feira da Primavera assume-se como um exemplo de desenvolvimento local integrado, onde cultura, ambiente e participação comunitária caminham lado a lado.
Parque Aventura é a grande novidade
Um dos momentos altos da edição deste ano será a inauguração do Parque Aventura das Entre-as-Águas, um espaço inovador que surge agora no concelho de Oliveira do Hospital. O equipamento inclui duas paredes de escalada, um slide com 60 metros e um circuito de arborismo com 12 plataformas a cinco metros de altura.
Segundo João Abreu, trata-se de “um espaço único no concelho”, pensado para todas as idades, embora com acesso condicionado a atividades que exigem acompanhamento técnico especializado. O investimento ultrapassa os 50 mil euros, integralmente suportado pela Junta de Freguesia.
O parque está localizado numa pequena ilha rodeada por um rio, conhecida como Entre Águas, um espaço natural que foi requalificado e reflorestado, oferecendo agora condições ideais para atividades de lazer em contacto com a natureza.































