Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital iniciaram este domingo, dia 1 de fevereiro, uma campanha solidária de recolha de bens para apoiar as populações dos distritos de Coimbra e Leiria que foram afetadas pela tempestade Kristin, já considerada “a mais forte de sempre a passar em Portugal” e que deixou um rasto de destruição, arrancando o telhado de casas, empresas e locais públicos, muitos bens danificados e famílias inteiras desalojadas.
A iniciativa, organizada pela corporação oliveirense e na qual esperam a colaboração das pessoas e entidades locais, tem como objetivo reunir um conjunto alargado de materiais essenciais à reconstrução e ao conforto imediato das vítimas. Entre os bens prioritários estão lonas, mesmo que estejam já usadas, materiais de construção como telhas ou sacos de cimento, e ainda roupas de cama, incluindo lençóis, cobertores e almofadas.
A campanha inclui também a recolha de mobiliário de quarto e sala, eletrodomésticos, produtos de higiene e alimentos não perecíveis, procurando dar resposta às necessidades urgentes das famílias que perderam parte ou mesmo a totalidade dos seus bens.
Em declarações à Rádio Boa Nova, os responsáveis da corporação sublinham que o fazem por entender que “ser bombeiro é mais do que vestirmos uma farda, é estarmos sempre disponíveis para ajudar os outros” e sublinham “juntos, levamos mais do que donativos – levamos dignidade, esperança e cuidado”. Os BVOH entendem que estes momentos são também fundamentais para salientar que a missão de uma corporação humanitária vai além da resposta em emergência e deve ser composta também por uma componente de apoio contínuo às comunidades, especialmente em momentos de maior fragilidade social.
Os donativos podem ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital até ao fim da tarde de sexta-feira (6). Será aí que os soldados da paz receberão e organizarão todo o material antes de o encaminharem aos locais onde for necessário.



























