A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.
O contrato de financiamento comunitário no âmbito do programa Portugal 2020 foi assinado ontem, permitindo ao executivo municipal de Oliveira do Hospital avançar para a ampliação da ZI que passará a ter “características diferentes”, incluindo um parque reservado para o estacionamento dos camiões.
Para o presidente da Câmara Municipal este é um “um projeto fundamental” que “demorará dois anos a concretizar-se” e que decorre do foco do executivo municipal no “desenvolvimento económico do concelho”.
Segundo José Carlos Alexandrino, o projeto de ampliação da ZI carece de melhorias, pelo que a obra não deverá arrancar no corrente ano. Segue-se um caminho de “negociações a bem” com os proprietários dos terrenos, sendo que o município também vai recorrer a uma empresa especialista em expropriações para o caso de tal se revelar necessário. A ampliação incidirá “no lado direito da ZI” com criação de “50 novos lotes” e “uma área de serviços tipo retail park”. Ainda que o financiamento aprovado seja para um investimento de dois milhões de Euros, Alexandrino antecipa um investimento final de mais de 4 milhões de Euros, que também contempla “uma ligação mais moderna entre a ZI e a EN17”.
Apostado no desenvolvimento económico do concelho, o autarca disse estar igualmente atento à Zona Industrial da Cordinha onde espera continuar a investir em alguns pavilhões com o objetivo de serem disponibilizados a empresas.
José Carlos Alexandrino adiantou estar em negociações com “uma grande grupo económico” perspetivando um investimento no concelho de “20 milhões de Euros”.