A Cooperativa da Beira Central comemorou esta quarta-feira, 11 de dezembro, o 60º aniversário. O supermercado localizado na cidade de Oliveira do Hospital foi o palco da celebração que juntou os três fundadores mais antigos da Cooperativa, os dirigentes, colaboradores, clientes e os muitos amigos.
António Borges de Carvalho, Francisco Antunes e António Campos Lencastre foram os três convidados de honra. Há 60 anos contribuíram para a fundação desta que é uma instituição de referência no concelho e na região e que tem ultrapassado com sucesso as dificuldades que têm surgido, nomeadamente o ‘boom’ de outras superfícies comerciais localizadas a escassos metros do seu supermercado.
Este é motivo mais do que suficiente para António Borges de Carvalho – conhecido pároco oliveirense que hoje recordou o pioneiro da Cooperativa, o Eng.º Nuno Vaz Pato falecido – encarar os 60 anos como “um grito de vitória”. “Esta casa tão bonita, tão arrumada como está é para nós um grito de vitória face àqueles que começaram obras grandes, mas que não lhes custou nada, porque já estavam começadas em muitos lados”, referiu, aplaudindo todos aqueles que ao longo dos anos têm pegado neste “barco” e lhe têm dado continuidade.
Para além do supermercado, a Cooperativa assume um importante papel no apoio aos agricultores e produtores florestais contando com duas lojas agrícolas em Oliveira do Hospital e Arganil. Porém é no supermercado que a Cooperativa encontra o seu expoente máximo, sendo visto pelo próprio presidente da direção, Luís Vaz Pato, como a base financeira da Cooperativa.
“Pese embora a vizinhança”, o dirigente destaca a “pujança” do supermercado que tem como principal missão a “estabilização de preços” nos espaços comerciais. Para Luís Vaz Pato a instalação de outros espaços concorrentes até está a ser “benéfica” porque permite às pessoas comparar. Tirando “situações pontuais”, os clientes sabem que “aqui na Cooperativa é mais correto, mais barato e mais simples”.
O dirigente fala de uma clientela que é fiel e que já não se esgota nas pessoas mais idosas. “Vemos muita gente nova a frequentar a cooperativa e uma coisa em que insistimos com os nossos colaboradores é que recebam bem toda a gente e eles fazem por isso”, referiu, atribuindo o sucesso da Cooperativa, no seu conjunto, aos mais de 40 colabores e à gestora Maria da Guia.
O sucesso da Cooperativa foi também partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que tem assistido ao crescimento e modernização desta casa que, como também constatou Borges de Carvalho “está muito bem arrumada”. Cliente assíduo do supermercado ao final da tarde de cada domingo, José Francisco Rolo disse ser testemunha da “simpatia com que nos recebem e se despedem de nós”.
Em causa está “um serviço de qualidade” prestado por uma instituição que “soube crescer não só como espaço comercial, mas também no domínio da agricultura pelo apoio aos agricultores e no domínio da floresta através do seu gabinete florestal pelo apoio na área da floresta e da silvicultura”, concluiu o autarca oliveirense.
Em dia de aniversário, a Cooperativa brindou os seus clientes com descontose outros mimos.