A oitava edição do Prémio de Investigação Pina Manique – do Iluminismo à Revolução Liberal, ao nível de Mestrado, foi entregue a Andreia Sofia Lopes dos Santos, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A jovem natural de São Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, apresentou no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a dissertação “Quotidianos e Sociabilidades Rurais Setecentistas nos Concelhos da Figueira da Foz e Oliveira do Hospital”, orientada pela professora Maria Antónia Lopes.
O concurso é organizado pela Academia Portuguesa de História em parceria com a Fundação Pina Manique, e destina-se a premiar trabalhos de mestrado com reconhecido mérito académico no âmbito da História de Portugal. A entrega dos prémios aconteceu no passado dia 4 de dezembro, no Palácio dos Lilases, em Lisboa.
A Junta de Freguesia de São Gião já parabenizou a Andreia Santos, natural do Rio de Mel, que também é, atualmente, secretária da Assembleia de Freguesia. “De São Gião para o Mundo, a Andreia, com o seu rasgo intelectual, valoriza também a nossa freguesia e honra as nossas gentes”, lê-se no facebook da autarquia presidida por Rafael Dias.
