A freguesia de Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai celebrar, pela primeira vez, o Dia da Freguesia no próximo dia 30 de novembro. As comemorações vão contar com convidados especiais na sessão solene, com programa cultural e dinâmicas que prometem animar a comunidade.
“Mais uma nova marca em Alvoco das Várzeas que é sinónimo de história, cultura e comunidade. Este dia é dedicado a todos os que fazem parte desta freguesia e nos ajudam a crescer juntos. Estão todos convidados. Aqueles que gostam, sentem e vivem Alvoco das Várzeas”, como refere a autarquia.
Para o executivo, no “dia 30 de Novembro, a Freguesia de Alvoco das Várzeas celebrará o «Dia da Freguesia de Alvoco das Várzeas», uma data que une e soleniza a comunidade em torno do seu padroeiro, Santo André e que contará com um Programa completo, memorável e diversificado que valoriza a história, o mérito e a identidade desta freguesia no Concelho de Oliveira do Hospital”.
O dia começará às 9h00 com a recepção aos convidados, no Espaço Cooperativa Cowork @ Aldeias de Montanha – Alvoco das Várzeas. Às 9h45, na Escola Primária e Biblioteca da Freguesia, será aberta a Sessão Solene, conduzida pelo Secretário da Junta de Freguesia, João Miguel Pais, que reforça: “Este dia é uma celebração do que somos enquanto comunidade – um momento para honrar o passado, as nossas gentes, a nossa identidade e construir o futuro para um território que tem apresentado dinamismo e novas marcas”.
Às 10h15, personalidades de destaque irão intervir, incluindo os deputados da Assembleia da República João Almeida (CDS-PP) e o Maurício Marques (PSD), acompanhados pelos representantes locais, José Francisco Rolo (Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital), José Carlos Alexandrino (Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital), Andreia Mendes (Presidente da Assembleia de Freguesia de Alvoco das Várzeas) e o académico, Carlos Magalhães recém-eleito Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra.
Às 11h00, será apresentado o documento “Fontes de Alvoco das Várzeas: Ecos da Água, Vozes de um Passado”, um trabalho que reflete sobre a memória coletiva e as fontes de água da freguesia, como testemunhos vivos de tempos antigos. O ex-Presidente da Junta de Alvoco das Várzeas, José Augusto Tavares, será o criador do documento e orador principal.
Para o Secretário da Junta, João Miguel Pais, “este documento é um tributo à ligação íntima de Alvoco com a natureza e à história que moldou a nossa comunidade. Preservar esta memória é garantir que a nossa identidade perdure no futuro”. “Este documento será uma base de suporte para um futuro projecto que valorizará, ainda mais, a Freguesia de Alvoco das Várzeas”, afirma.
Às 11h30, serão atribuídas as Medalhas de Mérito e de Honra, cabendo a intervenção inicial a Carolina Mendes, Presidente do Conselho da Medalha da Freguesia de Alvoco das Várzeas. A Medalha de Mérito do ano de 2024 será entregue a António Andrade Fontes, reconhecido por um percurso de vida que enriqueceu a comunidade em vários setores. Já a Medalha de Honra do ano de 2024 será atribuída a Maria João da Silva Baila Madeira Antunes, antiga juíza do Tribunal Constitucional, pelo seu impacto académico e pela ligação contínua à freguesia.
“É com profundo orgulho que celebramos o mérito e a dedicação destas personalidades, que tanto dignificam Alvoco das Várzeas”, sublinha a presidente da Junta, Cátia Alves.
Um dos pontos altos do dia será o almoço comunitário, às 13h30, no Salão do Edifício Social, CERCAV. O Tesoureiro da Junta, Luís Pereira, sublinha que “este almoço não é apenas uma refeição, mas um símbolo do espírito solidário e de união que caracteriza a nossa terra”.
Durante a tarde, às 14h30, terão lugar atividades desportivas e culturais dinamizadas pelas associações locais, seguidas, às 16h00, por um Concerto que contará com o grupo alvocense “Grupo de Cantares Da Nossa Aldeia, a jovem oliveirense Sofia Fonseca e o Coral Quecofónico do Cifrão, Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
O encerramento do evento, às 18h30, será marcado por um lanche comunitário. Para a Presidente de Junta, Cátia Alves, esta é “mais uma nova marca em Alvoco das Várzeas que é sinónimo de história, cultura e comunidade”. “Este dia é dedicado a todos os que fazem parte desta freguesia e nos ajudam a crescer juntos. Estão todos convidados. Aqueles que gostam, sentem e vivem Alvoco das Várzeas”, sublinha.