A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Na escola sede (Secundária e Escola Básica) o encerramento está previsto para as 11h45.
Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, confirmou à Rádio Boa Nova o encerramento da Escola da Ponte das Três Entradas, assim como também a previsão de fecho da escola sede, na cidade, por “manifesta impossibilidade de continuar as atividades letivas”. Nas duas escolas a adesão à greve deverá rondar os “80 a 90 por cento” sobretudo “ao nível do pessoal auxiliar”.
Para assegurar o regresso dos alunos a casa, o Agrupamento de Escolas pôs em prática o plano de contingência que tinha preparado para “acionar os transportes escolares mais cedo”.
A greve nacional da Função Pública convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública e afeta sobretudo escolas, serviços de saúde e ainda da cultura.
O protesto foi anunciado no início de abril para reivindicar aumentos salariais, pagamento de horas extraordinárias e as 35 horas de trabalho semanais para todos os funcionários do Estado.
O regime das 35 horas foi reposto em julho de 2016, deixando de fora os funcionários com contrato individual de trabalho, sobretudo os que prestam serviço nos hospitais EPE.