O Dia Mundial do Turismo é assinalado na sexta-feira, dia 27, em Oliveira do Hospital, com um encontro de agentes turísticos do concelho e a elaboração de um mural alusivo à efeméride, no espaço exterior da Igreja Moçárabe de Lourosa.
Assente no tema “Turismo e Paz”, o Dia Mundial do Turismo é assinalado em Oliveira do Hospital com o II Encontro de Agentes Turísticos de Oliveira do Hospital, a decorrer na freguesia de Lourosa, onde está situada a Igreja Moçárabe de São Pedro, Monumento Nacional com 1112 anos de história e único espaço moçárabe na Península Ibérica com culto ativo.
O programa, organizado pela Câmara Municipal com o apoio da Eptoliva e da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, integra, às 10h30, na Junta de Freguesia de Lourosa, a sessão “Inovação e Crescimento: Contributos Empresariais para o Plano de Ação PROVERE Aldeias de Montanha 2030 e Recolha de Propostas de Projetos a Integrar o Sistema de Incentivos às Empresas”.
Às 12h00, agentes turísticos e o público em geral são convidados a contribuir na elaboração do Mural “Turismo e Paz” promovido pelos alunos do Curso Profissional de Turismo da Eptoliva. A manhã termina com uma visita guiada à Igreja Moçárabe de Lourosa, que se assume como um lugar promotor de paz, de convívio inter-religioso e de convergência cultural.
O Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, foi instituído pela Organização Mundial do Turismo em 1980 e, todos os anos, assenta numa temática diferente. Este ano, “Turismo e Paz” pretende chamar a atenção para o facto de o turismo se destacar como uma força unificadora e como um agente de paz que transcende fronteiras e que aproxima pessoas.
A busca pela paz é um esforço contínuo e o progresso através do turismo é relevante. Deste modo, o setor do Turismo desempenha um papel vital, catalisador na promoção da paz, no entendimento entre nações e culturas e no apoio a processos de reconciliação.
O Município de Oliveira do Hospital e o Turismo de Oliveira do Hospital convidam os munícipes a associarem-se ao Dia Mundial do Turismo e a assinalarem esta efeméride sendo turistas no seu próprio território, com visitas às vilas e às aldeias do concelho, ao património natural e edificado e a aproveitaram também o património gastronómico do concelho, celebrando, assim, a importância de valorizar e de reconhecer aquilo que é nosso.