Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi punido por ter enviado uma fotografia em roupa interior — da cintura para baixo — à adjunta do seu Comandante de Pelotão, ainda durante a formação, na Figueira da Foz, para poder ingressar nesta força de segurança, escreve o Jornal de Notícias.
Além desta imagem, na qual escreveu a descrição “Minha Sargento, quarto 4J pronto para revista”, este homem enviou ainda a fotografia de outros formandos mal uniformizados. Este caso foi confirmado ao site Notícias ao Minuto pela GNR, que explicou que, na sequência deste episódio, o guarda foi punido, tendo recebido uma “repreensão escolar escrita agravada” e perdido “200 perda de cotação de “200 milésimas na classificação final do respetivo curso, por violação do dever especial, nomeadamente de tratar com respeito e correção os superiores hierárquicos, formadores, instrutores, monitores, professores e demais pessoal dos locais de formação”.
“Importa acrescentar que este tipo de comportamento não é tolerável na instituição e viola a conduta do militar da Guarda, devendo ser disciplinarmente corrigido”, lê-se na explicação a que o jornal digital teve acesso.
Na nota de culpa, este jovem afirma que demonstrou “falta de respeito e correção para com o superior hierárquico”.