Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. Arrancou na sexta-feira e prolonga-se até este domingo mais uma edição da Festa do Pão, Bolos e Bôlas que pretende “manter a tradição ancestral da freguesia”.
Antigamente eram muitas as famílias que confeccionavam estas iguarias nas suas casas. Com o passar do tempo, a tradição foi desaparecendo. E é para contrariar esta tendência que a junta de freguesia dinamiza, anualmente, este certame que já é a sua imagem de marca e que atrai visitantes do concelho e da região. Aliás, o Parque Nossa Senhora da Estrela, onde decorre o evento, dispõe de dois fornos comunitários para que, ali, se continue a fabricar tanto as famosas bôlas de carne e bacalhau, como o pão e os típicos bolos doces.
Para quem chega ao recinto, não há melhor receção que o cheiro que se faz sentir e que, desde logo, faz crescer água na boca.
O segredo destes produtos está nos seus ingredientes e no forno de lenha, como nos contou Maria Dolores, de 73 anos, que há várias décadas confeciona estas delícias. Um dos rostos bem conhecidos de Seixo da Beira garante que “um bom bacalhau, uma boa cebola, um bom azeite e uma boa salsa” fazem uma “boa bôla”. E o mesmo acontece, por exemplo, com os bolos que não dispensam de “ovos, água ardente, canela, leite, azeite, manteiga e sal”. É nos fornos de lenha que se consegue um bom produto final. “Noutro tipo de forno não resulta”, frisou Maria Dolores que teme que a tradição se perca pelo desinteresse da juventude.
É com esse propósito que o executivo continua a apostar no evento. Para “cativar a população e os mais novos”, como referiu Margarida Claro. “Temos imensa juventude na nossa freguesia. Tenho esperança que alguém, mais cedo ou mais tarde, pegue nas nossas tradições”, sublinhou a autarca de Seixo da Beira.
O recinto da festa acolhe cerca de 40 expositores de artesanato e restauração, com o envolvimento de todas as associações e coletividades da freguesia. Não fosse este um “evento para as famílias”, não falta animação musical, animação de rua, workshop, insufláveis, passeios a cavalo, jogos tradicionais e desfolhada.