A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do projeto “Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa Velutina no território da CIM RC” (POSEUR-03-2215-FC-000160), desenvolveu uma Estratégia Intermunicipal de Prevenção, Controlo e Combate à Vespa velutina, uma espécie invasora que ameaça a biodiversidade e a apicultura na região.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta estratégia é agora uma base de trabalho de referência para toda a região, tendo contado com o apoio técnico e científico da Universidade de Coimbra e os contributos dos municípios da Região de Coimbra e da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina.
A estratégia inclui informações detalhadas sobre a Vespa velutina, os métodos de combate utilizados e a avaliação da distribuição desta espécie na Região de Coimbra. O principal objetivo é fornecer uma orientação clara e uniforme de procedimentos para os municípios, promovendo um combate eficiente, eficaz e ambientalmente sustentável.
As abordagens contemplam normas para o desenvolvimento, distribuição e uso de armadilhas seletivas, procedimentos para a eliminação de ninhos primários e definitivos, reforço das ações de monitorização e captura, ações de sensibilização para a população, uso de novas tecnologias para deteção de ninhos e criação de protocolos com associações de apicultores para colaborarem na captura de fundadoras da Vespa velutina e na deteção de ninhos.
Foram definidas zonas prioritárias para a intervenção, incluindo locais com maior movimentação de pessoas, como habitações, estabelecimentos de ensino e de saúde.
A estratégia também abrange a remoção de ninhos localizados no topo das árvores em áreas urbanas, semiurbanas, rurais e perto de estradas, bem como em locais com movimentos pontuais de pessoas a pé, como caminhos rurais e parques urbanos. Além disso, está prevista a intervenção em ninhos localizados em áreas florestais.
A CIM Região de Coimbra, que já tem desenvolvido um trabalho significativo na deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina, cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, reafirma, assim, o seu compromisso com a proteção do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os seus municípios, através de ações concertadas e fundamentadas cientificamente.