A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já está a “planear a abertura” da Casa da Cultura e o seu “programa de atividades”. O exterior do edifício vai ser pintado brevemente, com um investimento de cerca de 39 mil euros.
Na última reunião pública do executivo da Câmara Municipal, José Francisco Rolo garantiu que “a empreitada está concluída e que já decorreram as vistorias dos equipamentos e vistorias elétricas”. Neste momento, “falta apenas a vistoria da Direção das Artes e Espetáculos para validar as condições de segurança, que já está agendada”.
Depois de “vários impasses”, o autarca assume que o espaço “já deveria estar aberto”, contudo garante que o executivo “envidou todos os esforços e gastou muita energia”. Agora, garante que, “em breve, a Casa da Cultura, com capacidade de 300 lugares, estará ao serviço da população oliveirense”. “Foi um processo desafiante. Empenhámo-nos todos”, frisou.
O presidente respondia, assim, à questão colocada pela vereadora Sandra Fidalgo, da Coligação PSD/ CDS-PP que quis saber o ponto de situação, uma vez que se apercebeu de um “ajuste direto para uma empreitada de reparações diversas no Colégio Brás Garcia de Mascarenhas”. “Temos o dever de dar resposta às pessoas”, sublinhou.
Por sua vez, Francisco Rodrigues, também vereador da oposição, afirmou que ficará “muito feliz quando o espaço abrir”, contudo, salienta que “a sua abertura não esconde nem apaga os problemas legais da empreitada”. “Estas questões terão que ser bem esclarecidas”, rematou.
“Estou de consciência tranquila dos atos e decisões tomadas”, logo respondeu José Francisco Rolo, garantindo que as mesmas “foram suportadas com pareceres jurídicos”. “Estou preparado para dar a cara sobre as decisões tomadas”, concluiu.