O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) abriu ontem o prazo de candidaturas às Bolsas de Investigação em Oncologia. Na sessão simbólica – que decorreu na sede da Instituição, em Coimbra – destaque para uma novidade: às seis atribuídas na última edição, junta-se, pela primeira vez, uma Bolsa de Investigação destinada à Investigação na área do cancro ginecológico, Bolsa Professor Carlos de Oliveira.
Quatro Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, uma Bolsa Dr. Rocha Alves, uma Bolsa Dr. Dário Cruz e, pela primeira vez, uma Bolsa Professor Carlos de Oliveira. São as sete Bolsas de Investigação em Oncologia anunciadas, esta segunda-feira, pelo NRC.LPCC, com candidaturas abertas até 30 de junho de 2024.
O NRC.LPCC dispõe, assim, de 70 mil euros para o incentivo a projetos inovadores de investigação sobre o cancro, distribuindo este valor equitativamente pelas sete bolsas na edição de 2024/2025.
Este ano, a grande novidade é a criação da Bolsa Professor Carlos de Oliveira, em homenagem ao médico ginecologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ex-presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Núcleo Regional do Centro, pelo seu indelével percurso académico na área do cancro ginecológico.
Presente na cerimónia, o homenageado não escondeu o orgulho e a “honra” de ver o seu nome atribuído a uma Bolsa de Investigação, lembrando os anos em que esteve ligado à Instituição e reforçando o desejo de ver perdurar esta Bolsa no tempo, com resultados gratificantes. “Espero poder ver um dia mais tarde um(a) bolseiro(a) desta Bolsa de Investigação que tenha contribuído para a sobrevivência ou a cura de um doente oncológico”, conclui.
Vítor Rodrigues, presidente do NRC.LPCC, fez um breve balanço das Bolsas atribuídas nos últimos anos, destacando o lançamento de uma sétima nesta edição, e frisando que “isto só é possível graças ao apoio da comunidade, a nós cabe-nos saber gerir da melhor forma”, acrescentando, ainda, que, caso a Consignação de IRS venha a aumentar para 1% “podemos vir a aumentar o número de Bolsas”.
Isabel Carreira, a Coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO (Associação de apoio ao CIMAGO), também presentes na sessão, salientaram o papel preponderante do ex-presidente do NRC.LPCC, Carlos de Oliveira, que deu início a esta parceria com o NRC.LPCC, congratulando-se pelo “crescimento contínuo” que tem vindo a ter com o passar dos anos.