A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai organizar um conjunto de três workshops em Mangualde, Madrid e Bruxelas, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Os workshops, intitulados “Igniting Change”, têm como objetivo divulgar os primeiros resultados do projeto, bem como partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas, com relevância regional e nacional.
O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, vai realizar-se amanhã, dia 17 de abril, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O programa inclui uma primeira parte dedicada à apresentação dos resultados por parte dos parceiros do projeto, nomeadamente a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Segue-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que conta com intervenções de entidades como a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.
Mais dois workshops estão agendados para Madrid e Bruxelas, a 7 e 22 de maio. Detalhes adicionais sobre estes eventos serão divulgados em breve.
O LIFE Landscape Fire, aprovado em 2019, é um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território.
Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância destes workshops. “Desde 2019, que o programa LIFE Landscape Fire tem constituído um laboratório prático, em que nascem novas ideias e diferentes abordagens no combate aos fogos florestais. São esses resultados entusiasmantes que vamos partilhar, em conjunto com os nossos parceiros, em Mangualde, Madrid e, finalmente, Bruxelas. É de sublinhar que grande parte do território de Viseu Dão Lafões e da Extremadura espanhola é constituído por manchas florestais, sujeitas aos fogos florestais todos os anos. É por isso que o projeto LIFE Landscape Fire é tão importante”, realça.