No âmbito do projeto RESIST, que visa aumentar a resiliência dos territórios às alterações climáticas, realizou-se ontem, dia 9 de abril, uma visita técnica às áreas de intervenção nos municípios de Mortágua (aldeia do Painçal) e Vila Nova de Poiares (Área Integrada de Gestão da Paisagem de São Miguel). Esta visita contou com a participação de 30 técnicos de diversas entidades portuguesas e espanholas que integram este projeto, proporcionando a troca de experiências e sinergias entre parceiros na área da gestão e planeamento florestal.
O projeto RESIST é uma iniciativa que visa promover a resiliência do nosso território face aos desafios ambientais. As intervenções planeadas no âmbito deste projeto têm o propósito de melhorar o estado das florestas e dos ecossistemas naturais, tornando-os mais capazes de resistir a eventos extremos, como incêndios, secas e inundações.
Neste contexto, a CIM Região de Coimbra, que é um dos territórios demonstradores do RESIST na missão de adaptação às alterações climáticas, está a realizar, em articulação com os seus municípios, ações de intervenção em Áreas Integradas de Gestão da Paisagem e em Condomínios Aldeia, de forma a promover a alteração da paisagem, a valorização dos resíduos florestais e o aumento da resiliência aos incêndios rurais.
O RESIST (Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology) é um projeto de cinco anos financiado pela União Europeia, que envolve 12 regiões da Europa, sendo o Centro de Portugal, uma das quatro regiões líderes do projeto.