A Escola Profissional Eptoliva, com sede em Oliveira do Hospital e com um pólo no concelho de Tábua, está a preparar um grande evento ao nível do desporto motorizado, que vai trazer a Oliveira do Hospital pilotos de todo o país e vai ser apadrinhado pelo oliveirense campeão do mundo de ralis, Rui Madeira.
Trata-se do Epto Rodas Fest, que vai decorrer em junho, no dia 23, no recinto da feira de Oliveira do Hospital, um espaço que é “privilegiado, com todas as condições de segurança e de exposição”, avançou o presidente da conhecida escola profissional, Daniel Dinis Costa.
Neste que é um novo desafio para a EPTOLIVA, que pretende “retomar em Oliveira do Hospital aquilo que já foi uma tradição, ao ter aqui eventos motorizados, eventos com rodas”, Daniel Dinis Costa conta com a colaboração de Rui Madeira que “representa Portugal ao mais alto nível”. “Foi campeão mundial de ralis, tem representado Portugal e é um orgulho ser um filho de Oliveira do Hospital”, sublinha o diretor da escola, que “reconhecendo a relevância” do piloto oliveirense convidou Rui Madeira “a fazer parte da nossa família”.
A ligação da Eptoliva ao piloto de Oliveira do Hospital, não é de agora. Rui Madeira tem estado ao lado da escola desde há vários anos, tendo até a EPTOLIVA construído um réplica do carro com que o piloto se sagrou campeão do mundo e que está, habitualmente, exposto em grandes eventos onde a escola marca presença, como aconteceu com a Festa do Queijo realizada, no passado fim de semana, em Oliveira do Hospital.
Agora, o objetivo é dinamizar um evento que reunirá veículos clássicos, desportivos com pilotos de todo o país. De um modo geral, o objetivo “é juntar em Oliveira do Hospital tudo o que tem a ver com as rodas, desde a trotinete, as bikes elétricas, os clássicos, os desportivos, os carros de rali, o carros de drift, de perícia…”
“Este será o ano zero do Rodas Fest, mas tenho a certeza de que poderá catapultar para um evento e dimensão regional, nacional e depois até internacional pela dimensão das pessoas que teremos cá”.
O evento vai contar com animação musical, gastronomia, espaço para os mais novos, sensibilização rodoviária e “tudo o que está associado às rodas”.
“Até junho, iremos trabalhar todos para ter aqui um grande evento, com uma grande dimensão, que ajudará a promover não só o concelho de Oliveira do Hospital, mas também o de Tábua, a região e a escola profissional”, garante Daniel Dinis Costa.
O EPTO Rodas Fest pretende envolver todos os cursos da escola profissional, os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua que “já são parceiros privilegiados”, o Clube Automóvel do Centro, o Clube Automóvel de Viseu e o Automóvel Clube de Portugal.