O presidente do Município de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a autenticidade do Queijo Serra da Estrela de Denominação de Origem Protegida (DOP) no certame que vai decorrer no concelho, nos dias 23 e 24 de março.
Numa ação promocional que decorreu, ao início da tarde, no espaço da Turismo Centro de Portugal, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), José Francisco Rolo começou por convidar a região Centro e o país para visitar Oliveira do Hospital e desfrutar da Festa do Queijo Serra da Estrela. E não tardou a assegurar a autenticidade do produto que vai ser o “rei” do certame.
“Em Oliveira do Hospital vão encontrar a autenticidade do Queijo Serra da Estrela de origem protegida, num espaço onde os produtores DOP ocupam a coroa da feira”, garantiu o autarca aos visitantes da BTL, que centraram as suas atenções na sessão que foi protagonizada por Oliveira do Hospital, com direito à degustação de sabores.
No certame esteve, contudo, uma pequena mostra dos muitos produtos que vão estar presentes na feira, que vai contar com cerca de 250 expositores, com destaque para produtos como “o vinho do Dão, o pão, os enchidos, os frutos vermelhos e uma panóplia de produtos locais de qualidade”.
“A Feira do Queijo Serra da Estrela configura-se em mais de 200 expositores numa área no centro da cidade”, avançou o autarca, destacando atrativos como os momentos de animação e cultura, mostra animal, espaços de restauração, recriação do mundo rural e espaços pedagógicos para as crianças.
A iniciativa mantém a tardião de “apresentar Oliveira do Hospital como um espaço que é simultaneamente urbano, rural, industrial e mantém a a genuinidade do mundo rural”. Como aspeto distintivo da feira, o autarca destaca o 32º capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela.
Na ação promocional do certame, José Francisco Rolo teve ao seu lado o pequeno Edgar, o menino que participa no vídeo promocional e contracena com o artista de música popular Toy. O cantor também marcou presença, defendendo a autenticidade do produto e reiterando a mensagem associada ao vídeo de não colocar o Queijo no congelador porque “pode alterar o sabor”.
A cultura e a genuinidade dos produtos de Oliveira do Hospital estiveram em pleno na apresentação do certame. Na ocasião, a vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas destacou a autenticidade do Queijo Serra da Estrela, bem como o “turismo de natureza” que é possível desfrutar no concelho e na região. “Convido todos a visitar Oliveira do Hospital e a comer o Queijo Serra da Estrela”, frisou.
Tal como em anos anteriores, a participação do município de Oliveira do Hospital conta com o apoio logístico dos alunos do curso de Turismo da Eptoliva. Para Daniel Costa, presidente da escola profissional esta é a “melhor forma de catapultar o curso de Turismo na escola profissional”.
Hoje, o município de Oliveira do Hospital vai ter um segundo momento de divulgação do certame, pelas 17h00, no espaço da CIM Região de Coimbra.