O Município de Oliveira do Hospital tem a decorrer, até ao dia 6 de março, um concurso de escrita sobre o papel da mulher na Revolução de Abril, no âmbito do Dia da Mulher.
O Dia da Mulher, efeméride assinalada anualmente a 8 de março, é assinalado no Município de Oliveira do Hospital com o concurso de escrita “Mulher e o 25 de Abril”, promovido pelas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital.
O Concurso “Mulher e o 25 de Abril” pretende valorizar a escrita criativa, a conquista e a realização e, ao mesmo tempo, estimular os processos de pensamento e de imaginação e de expressão de sentimentos, no ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974.
Aberto à participação de toda a comunidade, com idade a partir dos 15 anos, no final, são eleitas as três melhores produções escritas alusivas à temática do papel da mulher no 25 de Abril.
O júri, constituído por três elementos, entre eles um representante das Bibliotecas Municipais, um representante da ADI e um escritor de Oliveira do Hospital, terá em conta os critérios de originalidade, correção ortográfica, riqueza de vocabulário, coerência e coesão, bem como o tema de abertura e o fecho congruente dos textos apresentados.
Às três melhores propostas são atribuídos prémios monetários, com valores compreendidos entres os 20 e os 50 euros, em vales de compras a descontar no comércio tradicional de Oliveira do Hospital.
Os textos para o concurso “Mulher e o 25 de Abril” devem ser enviados por e-mail, para biblioteca.oliveira@cm-oliveiradohospital.pt ou biblioteca.lagares@cmoliveiradohospital.pt, ou entregues presencialmente nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital ou de Lagares de Beira, até ao dia 6 de março de 2024.