Entre a meia-noite de sexta-feira e as 23h59 desta segunda (25), a GNR fiscalizou 30.583 condutores, avança em comunicado enviado à imprensa. Havia 303 pessoas que estavam ao volante com excesso de álcool, sendo que destes, 159 foram mesmo detidos, por estarem a conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Houve ainda 65 detenções de condutores que seguiam sem carta.
Nos dados publicados pela Guarda é ainda referido que foram detetadas 5.268 contraordenações, com o excesso de velocidade a representar quase metade delas, um total de 2.038. Seguiam ainda 452 veículos sem inspeção periódica obrigatória.
A registar ficaram ainda:
– 171 contraordenações por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC);
– 119 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
146 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Duas mortes e 23 feridos graves no fim de semana do Natal
A GNR registou 786 acidentes durante estes quatro dias, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 23 feridos graves e 220 feridos leves. Os dois acidentes com vítimas mortais trataram-se de um atropelamento em Turquel, na Benedita, e um despiste em Louredo, Vieira do Minho.
A Operação Natal / Ano Novo continua na estrada até 2 de janeiro.