A requalificação do Largo do Piódão acabou, há um ano, com “estacionamentos anárquicos” e transformou essa área num espaço totalmente pedonal. A obra valeu uma nomeação para um prémio internacional de arquitetura, revelou a Câmara Municipal de Arganil esta terça (28).
O projeto de requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e do Posto de Turismo de Piódão está entre os nomeados para o Prémio Mies van der Rohe, um galardão que a União Europeia atribui à Arquitetura Contemporânea desde 2001, para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas em toda a Europa.
As intervenções concretizadas na Aldeia Histórica do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento global na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, explicou que a requalificação do Largo do Piódão acabou com a utilização “constrangedora e chocante” deste espaço, em pleno centro da aldeia, servindo-se de uma solução arquitetónica “muito interessante”.
“O largo era utilizado de uma forma anárquica do ponto de vista do estacionamento, servindo de parque de estacionamento. Não era minimamente dignificante para a aldeia e não tinha rigorosamente nada a ver com aquilo que é o produto turístico que pretendemos afirmar nacional e internacionalmente”, sustentou.
No seu entender, a intervenção permitiu “uma alteração significativa de paradigma, no sentido de tirar os carros de um sítio onde é suposto existirem pessoas”.
“Além da reabilitação do largo propriamente dito, que resultou muito bem, em termos práticos retiraram-se completamente os carros daquele espaço, que é agora totalmente pedonal: tem bancos, algumas árvores e dá para passear”, evidenciou.
Obra no Piódão estendeu-se a um edifício multifunções
Para além do largo, o projeto incluiu a intervenção num edifício com várias valências, entre as quais o Posto de Turismo.
“O piso térreo acolhe o Posto de Turismo, bem como uma mostra de produtos da Rede das Aldeias Históricas, da qual Piódão faz parte. No primeiro piso fizemos uma reformulação do Núcleo Museológico, que tem agora uma abordagem mais moderna”, descreveu.
O autarca acredita que a nomeação para este prémio internacional de arquitetura vai potenciar ainda mais a marca Piódão.
“É muito prestigiante estar nesta ‘short list’ de projetos que estão na calha para eventual prémio. Sabemos que são mais de 300 projetos a concurso, 14 deles nacionais, e naturalmente que este projeto nos enche de orgulho e satisfação, confirmando que o caminho que fizemos é sólido e faz sentido”, alegou.
O projeto de requalificação do Largo e do Posto de Turismo de Piódão, que está entre os melhores trabalhos realizados em Portugal e na Europa nos últimos dois anos, é assinado pelos arquitetos João Branco e Paula del Río, do Gabinete Branco Del Rio Arquitectos, em Coimbra.
A propósito desta nomeação para o mais importante galardão europeu do setor, os arquitetos reconhecem “o trabalho e o esforço que de todas as partes foi empregue para melhorar o espaço público e a vida das pessoas” da única Aldeia Histórica do distrito de Coimbra.
O anúncio dos finalistas deste prémio está previsto para fevereiro de 2024 e dos vencedores para abril de 2024.