O Município de Nelas, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), implementou no concelho o projeto “eGuard – Teleassistência a Pessoas Vulneráveis”, um projeto inovador que visa fornecer apoio eletrónico a idosos em situações de vulnerabilidade, tais como dependência, isolamento ou falta de apoio familiar.
No âmbito do Protocolo estabelecido entre o Município de Nelas e a GNR celebrado no passado mês de março, a autarquia encontra-se a distribuir os dispositivos eletrónicos adquiridos junto da ADSI para monitorizar o dia a dia dos idosos identificados por ambas a Entidades.
Estes dispositivos permitem a criação de uma ligação direta e eficaz com aqueles que mais necessitam, possibilitando a monitorização das suas atividades diárias, através de uma plataforma acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR.
O objetivo deste projeto é promover a autonomia das pessoas em situação de dependência, disponibilizando serviços de apoio e segurança, como a teleassistência. O projeto tem como finalidade evitar a institucionalização de idosos, permitindo que permaneçam nas suas residências com o apoio necessário.
Esta iniciativa insere-se na área de intervenção social, uma das principais prioridades do Executivo do Município de Nelas.
“A autarquia tem desempenhado um papel ativo na promoção do bem-estar e da qualidade de vida de grupos da população mais carenciados, através da celebração de protocolos de cooperação com entidades parceiras que desempenham um papel crucial na realização das responsabilidades autárquicas”, refere comunicado da autarquia.
“Este projeto reforça o compromisso do Município de Nelas com a melhoria das condições de vida dos seus munícipes e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas”, conclui.