O Município de Oliveira do Hospital vai distribuir 6 996 kg de alimento para abelhas. O apoio destina-se a 53 apicultores que se candidataram ao programa de apoio promovido pela autarquia.
Numa primeira fase da candidatura que decorreu de 24 de julho a 31 de agosto, foram considerado elegíveis 43 apicultores do concelho com alimento para 2280 colmeias, num investimento de 12 mil Euros.
Numa decisão comunicado pela autarquia, o programa contou com uma segunda fase de candidaturas que decorreu de 1 a 30 de setembro. Foram consideradas elegíveis 11 candidaturas, correspondentes a um total de 128 colmeias e 384 Kg de alimento.
Contas feitas o Município prepara-se para atribuir perto de sete toneladas de alimento a um total de 53 apicultores. “O alimento será distribuído com a maior brevidade possível”, assegurou esta manhã o presidente da autarquia, em reunião pública do executivo.
Refira-se que, através deste apoio, o executivo de José Francisco Rolo pretende face às dificuldades que o setor atravessa, muito por força da seca que tem levado “à redução da flora que serve de alimento às abelhas e leva a quebras de produção”, bem como da vespa asiática que “ataca a espécie produtora de mel”.