Este sábado, 7 de outubro, foi dia de “dignificar, valorizar e de exaltar todos os cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital”. “Dos que cá vivem, trabalham e investem, mas também de todos os conterrâneos que, pelas mais diversas razões, encontram-se espalhados pelo país, pela Europa e pelo mundo”, começou por referir José Francisco Rolo na Sessão Solene do Feriado Municipal.
O anfitrião aproveitou a ocasião para “prestar contas aos munícipes” quando se cumprem dois anos de mandato autárquico. A considerar que “a construção de um concelho faz-se com todos, que cada um dá o seu contributo e cada pessoa tem o seu valor”, “é imperioso valorizar a força realizadora das gentes deste concelho, o seu empreendedorismo e a sua capacidade granítica de resistência a todo o tipo de adversidades, que nos últimos anos não têm sido poucas”. Ainda assim, defendeu que “todos juntos temos conseguido operar grandes transformações em Oliveira do Hospital, que têm permitido a nossa afirmação como um concelho de referência a nível nacional”.
“Somos um concelho de oportunidades e um verdadeiro exemplo no interior do país”, afirmou, referindo-se ao sistema de ensino, “que vai desde o ensino pré-escolar até ao ensino superior, no grau de mestrado”. A propósito, avançou que “brevemente, o Politécnico de Coimbra vai prosseguir com a construção de uma residência para estudantes da ESTGOH”, investimento de 4,2 milhões oriundos do PRR. Garantiu, também que, “até ao final do ano, o Campus Educativo estará concluído”, um projeto que representa um investimento financiado com fundos comunitários na ordem dos 6 milhões de euros.
Na área da saúde, o executivo que lidera “continua a lutar pela criação de um verdadeiro serviço de urgências em Oliveira do Hospital”, numa altura em que, a par do que se passa no país, também faltam médicos no concelho”. A propósito, de acordo com José Francisco Rolo, a autarquia está “disponível para dialogar e criar um pacote de incentivos para os médicos que se disponibilizem a vir trabalhar para o concelho”. O autarca congratulou-se igualmente pelo projeto de remodelação e ampliação do Centro de Saúde que “passou de um financiamento de cerca de 1 milhão e 58 mil euros de euros para 2 milhões e 300 mil euros”.
Na habitação, num investimento de cerca de 900 mil euros, no âmbito de uma candidatura aprovada no PRR, através da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, foram assinados recentemente os autos de consignação de três empreitadas
Da “grande carteira de projetos e obras que vão mudar positivamente o paradigma de desenvolvimento do concelho”, o autarca destacou o Centro Municipal de Proteção Civil, o Pavilhão Municipal, o Complexo das Piscinas Municipais, o Estádio Municipal e o Centro de Recolha Oficial de Animais. E logo constatou que “Oliveira do Hospital foi o terceiro concelho da Região de Coimbra com maior captação de investimento no PRR”, sendo que “só entre 2022 e 2023 realizámos investimentos na ordem dos 7 milhões de euros”.
“À beira de concluir mais uma fase de ampliação e modernização da Zona Industrial e Zona Histórica”, o edil aproveitou o momento para, “com humildade democrática, pedir desculpa pelos incómodos causados”.
“Há uma dívida do estado português para com esta região, que tem mais de 30 anos”
Ano após ano, os sucessivos executivos apontam o dedo ao Governo pela “dívida que tem para com esta região”, um “projeto rodoviário que já devia ter sido executado na década de 90”. José Francisco Rolo voltou a defender que “o IC6 é uma obra fundamental para multiplicar o dinamismo dos empresários e o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos desta região”. “Somos verdadeiramente um concelho de oportunidades que quer afirmar a sua força realizadora e nunca a nossa voz se calará na defesa dos interesses dos cidadãos e das empresas”, referiu.
Secretário de Estado deixou “mensagem de confiança para combater desafios do futuro”
João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, foi o convidado de honra da cerimónia e, no seu discurso, deixou “uma mensagem de confiança e esperança para que Oliveira do Hospital tenha ambição de combater os desafios do futuro”. Na opinião do governante, um dos desafios passa por “fixar os jovens em Portugal”. Na ocasião, avançou que o país tem “50% de jovens com 20 anos a frequentar o ensino superior”. “Hoje temos a geração mais qualificada de sempre. O país precisa de crescer e crescerá quando estes jovens estiverem ao serviço de Portugal”, afirmou.
“Oliveira do Hospital com capacidade para construir mais e melhor”
José Carlos Alexandrino, presidente da Assembleia Municipal, dirigiu a sua primeira palavra aos oliveirenses, “aos que estão em Oliveira do Hospital, em Portugal e pelo Mundo”. Na perspetiva daquele que também é deputado na Assembleia da República, o Feriado Municipal “é um dia diferenciador em que se honra o passado” pensando “nas gerações futuras”. O ex-autarca de Oliveira do Hospital defendeu que “o Município é construído com base nas suas gentes” e que “está num bom nível de desenvolvimento, com capacidade para construir mais e melhor”. Assim, considerou os empresários do concelho e da região “uns heróis” que, apesar das acessibilidades, continuam a garantir postos de trabalho. A concluir, Alexandrino defendeu que “o interior do país tem mais qualidade de vida face aos grandes centros urbanos”.
Do lado da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão não tardou em elogiar o executivo de Oliveira do Hospital pelo “excelente trabalho” que tem destacado o concelho na região centro”. De acordo com o presidente da Comunidade Intermunicipal, “no que diz respeito ao ordenamento do território, à fileira florestal e à rearborização, Oliveira do Hospital é um dos Municípios mais avançados”.
Medalhas de Mérito Municipal: António da Costa, Manuel da Costa, Jorge Manuel Mogo, Café Portugal e Quinta de Jugais;
Voto de Louvor e Reconhecimento: José Travassos de Vasconcelos;
Mérito Escolar: Inês Lopes, Mafalda Correia, Lara Pinheiro, Joana Fortuna e Inês Nunes Águas.
Confira os nossos álbuns de fotografias no nosso facebook.