O relvado sintético do Campo da Bela Vista, na freguesia de Seixo da Beira, foi inaugurado oficialmente perante sócios e simpatizantes. A obra, “que é um sonho tornado realidade”, representa um custo global de 184 mil Euros, somando os 40 mil Euros que resultaram de uma candidatura ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) ao investimento do Município de Oliveira do Hospital na ordem dos 144 mil Euros.
Sem que houvesse “oportunidade para o fazer antes”, a direção do Clube Desportivo e Recreativo (CDR) Vasco da Gama escolheu “o Dia das Vacaínas” para proceder à inauguração do relvado sintético e para agradecer aos sócios e adeptos que, de forma voluntária, também ajudaram a “erguer” o complexo, como referiu Armindo Santos, presidente da direção.
Já com uma época desportiva “às costas”, o novo relvado “veio dar melhores condições para a prática desportiva” e acabou por ver o clube a sagrar-se bicampeão distrital do INATEL. A direção está atenta a futuras candidaturas para que possa melhorar a iluminação do campo, assim como criar estruturas sanitárias para o público.
Para Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, o relvado sintético “é a concretização de um sonho de muitos”. A reforçar que “quando o homem sonha, a obra nasce”, a autarca enalteceu o desempenho da Câmara Municipal e da comunidade porque “grandes obras só são possíveis com entreajuda e cooperação de todos”.
Nuno Ribeiro, vereador do Desporto do Município, considerou que o Vasco da Gama “é um clube que foi crescendo e vai mais além da freguesia e do concelho, afirmando-se a nível distrital”.
Por sua vez, José Francisco Rolo, presidente da autarquia, destacou o “espírito e o entusiasmo do povo de Seixo da Beira” que vibra com o CDR Vasco da Gama que já se tornou “um fenómeno desportivo”. Acredita que a nova infraestrutura “dignifica o clube” que já soma 76 anos de existência. Na ocasião, deu conta dos inúmeros investimentos que estão a ser concretizados em equipamentos desportivos do concelho. “Levamos a sério o desporto amador, o de formação e o profissional”, justificou.
Agora presidente da Assembleia Municipal mas, enquanto presidente do Município, “foi o inspirador da obra”. José Carlos Alexandrino defendeu que o dinheiro ali investido “foi bem empregue” perante uma direção que persiste e resiste “por amor à terra”.
Convidada de honra, Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do IPDJ, parabenizou o clube que “soube aproveitar esta oportunidade”. Elogiou a Câmara Municipal pela adoção de uma “política pública desportiva” que engrandece as associações e clubes do concelho.
Vasco da Gama ambiciona militar na AF Coimbra
O clube do Seixo da Beira prepara-se para, a partir de 1 de setembro, ”começar a trabalhar” e disputar mais um campeonato distrital do INATEL. Já “com equipa formada”, o CDR Vasco da Gama conta com um plantel renovado, com cerca de “dez saídas e sete entradas”. E porque “equipa que ganha não mexe”, José Galvão vai continuar a liderar os jovens jogadores.
Em declarações à Rádio Boa Nova, Armindo Santos avançou que o clube ponderou “ir para a Associação de Futebol de Coimbra”. “Estivemos quase lá, mas ainda não é esta época”, disse, apontando “para o ano” essa possibilidade.