A Feira Moçárabe de Lourosa regressa este fim-de-semana, dias 12 e 13 de agosto, com “um novo figurino e com mais animação”. O evento, que já é marca no concelho de Oliveira do Hospital, comemora simultaneamente os 1111 anos do “ex-libris” da freguesia, a Igreja Moçárabe.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, adiantou que a 9ª edição da Feira Moçárabe reserva “um novo formato” que promete deliciar as famílias, com “espetáculos para todas as idades”.
“Estamos preparados para uma grande feira e para receber condignamente quem nos queira visitar nestes dois dias”, assegura o anfitrião. Do programa, o autarca destaca as recriações históricas, a animação de rua, os espetáculos de fogo, a falcoaria, teatro e danças, sem esquecer a gastronomia que será assegurada pelo “movimento associativo da freguesia”.
Confiante de que a programação “irá estar ao agrado de quem visita a feira”, José Carlos Marques convida às gentes da região para que venham conhecer a festividade e a “joia da coroa”, a Igreja, que estará de “porta aberta”, mais “airosa” que nunca devido às obras de requalificação. “O executivo e a população devem orgulhar-se deste magnífico monumento que, este ano, celebra uma data emblemática”, afirmou.
Com “cerca de 30 expositores”, a Feira Moçárabe de Lourosa quer continuar a afirmar-se como um evento “de cariz diferenciador das tradicionais festas”.
A esta altura, o presidente da Junta de Freguesia está expectante quanto ao número de visitantes que, nos últimos anos, não tem desiludido. A considerar que se trata de um certame “que ultrapassa as fronteiras da freguesia e do concelho”, o autarca lança o convite para que as pessoas “venham e se sintam em casa”, pois “serão bem acolhidas”.