Um incêndio habitacional que deflagrou hoje de manhã destruiu uma casa na localidade de Sevilha, concelho de Tábua, e provocou um ferido ligeiro
Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC) da Região de Coimbra, “a casa foi tomada pelas chamas”.
O alerta foi dado às 08h03. O incêndio provocou ferimentos ligeiros numa mulher com cerca de 70 anos, que, entretanto, foi transportada para uma unidade hospitalar.
Rui Leitão, comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) de Tábua, em declarações há instantes à Rádio Boa Nova, adiantou que o incêndio que deflagrou numa “habitação unifamiliar” deixou os três moradores, um casal e um filho, desalojados e já terão sido realojados pelos serviços sociais do Município”, porque “a casa não tem condições de habitabilidade”.
À chegada dos bombeiros ao local “a casa encontrava-se toda tomada pelo fogo”, tendo havido “necessidade de efetuar uma busca, uma vez que se encontrava uma vítima no interior”.
Segundo Rui Leitão, a mulher “foi resgatada pelas equipas de busca e salvamento” com queimaduras de 2º grau ao nível dos membros superiores, tratando-se de “um ferido ligeiro”, que seguiu para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A casa que hoje foi tomada pelo fogo era de “construção antiga, com muitas madeiras” e contígua a outras habitações, tendo havido necessidade de “fazer proteção das mesmas para não haver alastramento”. “Foi feito esse corte pelos meios de combate e há a registar danos no telhado de uma segunda habitação mas por uma questão de proteção, porque os barrotes atravessavam de um telhado para o outro e houve necessidade de garantir a proteção”, explicou.
O combate ao fogo mobilizou 21 operacionais e sete viaturas dos BV de Tábua, sete operacionais e dois veículos dos BV de Vila Nova de Oliveirinha, GNR e a Polícia Judiciária de Coimbra .
Para já desconhece-se a causa do incêndio, estando a investigação sob a alçada da Polícia Judiciária.
Cerca das 10h00, ainda se encontravam os meios no local a realizar trabalhos de consolidação e rescaldo do fogo.