Foi revelada esta manhã a programação para a EXPOH 2023 que vai decorrer entre 26 e 30 de julho no Parque do Mandanelho. A assumir o figurino lançado no ano passado, mas com mais um dia, o certame pretende afirmar-se como “um festival de verão” com “boa onda”, um “ponto de encontro da região” e um espaço “acolhedor para as famílias”.
Carolina Deslandes (29) e João Pedro Pais (30) são os cabeças de cartaz do evento que pretende atrair gente da região de Coimbra, mas também das regiões das Beiras e Serra da Estrela, Viseu e Dão Lafões. O certame representa um investimento “entre 100 a 110 mil euros”. A autarquia espera atrair 30 mil visitantes, mas “ambiciona ultrapassar a cifra”.
José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, afirmou esta manhã, em conferência de imprensa realizada no Parque do Mandanelho, que dado o “sucesso” da edição de 2022, este ano a aposta foi de relançar o modelo e com um programa diversificado. O objetivo é “trazer mais gente e convidar mais famílias a desfrutar”.
A EXPOH arranca no dia 26 de julho com o concurso “Soltem Talentos” e o jovem Gustavo Reinas, vencedor do The Voice. No dia seguinte, 27 de julho, a noite fica a cargo do conhecido Grupo AF e termina com o grupo P*ta da Loucura. Na sexta-feira, dia 28, dedicada aos mais jovens, é esperado Julinho KSD , seguido de Kiss Kiss Bang Bang. A conhecida artista Carolina Deslandes sobe ao palco do Mandanelho na noite de sábado, 29 de julho, seguido pelos Dj’s Irmãos Coragem. João Pedro Pais é esperado no último dia, 30 de julho, terminando a noite com Deejay Zé Avecalhos.
A EXPOH estará organizada em dois palcos. O palco 1 é destinado aos “grandes espetáculos”. Já no “palco 2 desfilarão talentos locais, house bands e DJs locais”, informou o autarca.
O evento tem associado um bilhete geral de 10 euros, sendo o primeiro dia de entrada livre. Os restantes dias têm um custo de bilheteira diário de 3 Euros.
José Francisco Rolo adiantou, esta manhã, que a EXPOH terá para além dos espetáculos, mais oferta de restauração, lounge bar dedicado à degustação de vinhos, uma zona gourmet, street food e também uma Kids Zone e Fun Zone destinadas às crianças e aos jovens, respetivamente.
Em 2023, a EXPOH vai manter a preocupação de sustentabilidade e cuidados ambientais, recuperando a ideia do eco copo e apostando na sensibilização numa parceria com a Associação de Municípios do Planalto Beirão.
Este ano, o objetivo passa por “aproveitar este grande evento de massas para promover o turismo de Oliveira do Hospital na sua oferta em todos dos domínios: percursos, circuitos BTT, alojamento turístico e empresas de animação turística”. Por isso, “o stand do Município será transformado no stand do turismo de Oliveira do Hospital para promoção dos operadores turísticos do concelho”.
A menos de um mês do certame, o que se espera é uma EXPOH “mais centrada na componente de festival musical, gastronomia, espaço de encontro, diversão, novas ofertas gastronomia gourmet, vinhos e produtos locais de qualidade”.
“Temos um programa diversificado que vai ao encontro dos vários segmentos de público”, reforça José Francisco Rolo que está confiante numa “EXPOH com grande vibração e muito boa onda”.