A CDU de Tábua denunciou em comunicado a existência de “muitas localidades onde continua a faltar o saneamento básico apesar dos munícipes pagarem taxa de saneamento na fatura da água”.
Numa missiva enviada à Rádio Boa Nova, a CDU destaca, entre outras, as localidades de “Barras, Remouco, Seixos Alvos, Vale de Ferreiros, parte de Fonte da Arcada, na freguesia de Tábua, Casal da Senhora na Freguesia de Midões, Lameiras e Sergudo na freguesia de São João da Boavista”.
“A CDU-Tábua em conjunto com as populações, há muito tempo que reivindica uma rede de esgotos que dê resposta às necessidades. As pessoas queixam-se e com razão. São lamentáveis os constrangimentos que tal situação origina, assim como o perigo que representa para a saúde pública”, sublinha aquela estrutura partidária.
Do mesmo modo denuncia as tarifas de saneamento que são praticadas e que “não são iguais para todos”. “As localidades que são servidas pela rede de saneamento pagam 5 euros, e as que são servidos pelo camião-limpa-fossas pagam 45 euros”, refere a CDU, considerando tratar-se de “uma injustiça”.
Em comunicado, a CDU-Tábua adianta que vai fazer “um mapeamento do roteiro de todos os locais do concelho que ainda não têm acesso ao saneamento básico, e pressionar a Câmara Municipal para implementar o saneamento básico em todo o concelho de Tábua”.
Myriam Tomás (aluna estagiária EPTOLIVA)