O empreendimento turístico Aqua Village Health Resort & Spa localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, recebeu a certificação “Aqua + Hotéis – Água na Medida Certa” pela ADENE – Agência para a Energia.
A certificação que, recentemente, contribuiu para que o empreendimento de cinco estrelas e de base termal arrecadasse o “óscar de excelência em sustentabilidade e eficiência”, foi atribuída numa cerimónia, realizada no passado dia 25 de maio, com a presença de representantes da ADENE, Termas de Portugal e do Município de Oliveira do Hospital.
Na ocasião, Francisco Cruz, promotor do Aqua Village considerou que o certificado “é motivo de orgulho, mas muito mais do que isso”. “É e será uma responsabilidade acrescida no uso responsável da água, com o compromisso de sermos um parceiro ativo na sensibilização na utilização da água, à medida das necessidades sem exagero ou desperdício”, afirmou.
Dado mais este passo, Francisco Cruz garante que o empreendimento continua motivado em “prosseguir o trilho da sustentabilidade e da eficiência”, até porque entende que “das nossas ações depende o futuro das gerações vindouras e do planeta”. Vice-presidente da ADENE e representante das Termas de Portugal, Vítor Leal destacou não apenas a componente de hotel do Aqua Village, mas também a vertente da água mineral que ali é utilizada para os tratamentos termais. O responsável informou, por isso, que o empreendimento “é o primeiro equipamento hoteleiro com água termal a obter a certificação”.
Ana Paula Rodrigues, também vice presidente da ADENE, felicitou o empreendimento pela certificação alcançada e que distingue o Hotel “pela sua ação e pelo seu compromisso com a água”.
Presente na cerimónia, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou a atribuição da certificação como “um momento histórico” no percurso de sucesso do Aqua Village que “tem-se vindo sempre a distinguir com prémios nacionais e internacionais”.
“Que seja um exemplo para outras unidades e não só hotéis para o aproveitamento das energias renováveis”, considerou Graça Silva.
O processo de certificação “Aqua+ Hotéis permite a avaliação e classificação da eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos e dos alojamentos locais, em todas as suas fases de vida, constituindo-se como um instrumento de apoio à gestão eficiente da água.