Em Tábua está praticamente tudo pronto para a realização do BTT Tábua 2023, um passeio que vai contar com 900 participantes e que leva a Tábua cerca de duas mil pessoas, numa organização do BTTábua- Associação de Desportos de Natureza.
No próximo domingo, dia 28 de maio, são esperados participantes de todo o país, “de Lisboa, Porto e até ao Algarve”, assim como “alguns espanhóis, franceses e ingleses”. Entre eles, muitos são repetentes, mas há também participantes estreantes, que já em edições anteriores tinham manifestado vontade de marcar presença, mas não tiveram oportunidade devido à limitação do número de inscrições. Uma situação que, segundo Pedro Simões, presidente da BTTábua se continua a manter por uma questão de assegurar “a qualidade do evento”. “Temos por volta de 900 inscritos. Fechámos neste número para não defraudar as expectativas das pessoas em termos de qualidade. Mas, depois também vêm as famílias. Normalmente são à volta de duas mil pessoas que vêm a Tábua, refere.
O Pavilhão Multiusos de Tábua volta a ser o local de concentração dos participantes, que depois partem pelos trilhos que percorrem “praticamente todas as freguesias do concelho”. A esta altura, Pedro Simões refere que “as expectativas são as de sempre” e que o objetivo é proporcionar aos participantes “um excelente dia de BTT, mas também de mostras gastronómicas e culturais da nossa região, principalmente de Tábua”.
Tal como em edições anteriores, o BTT Tábua apresenta-se como um passeio, onde não há classificação. “É só as pessoas virem andar de bicicleta e cada um faz ao seu ritmo”, explica.
Este ano, o evento vai contar com novos trilhos, com destaque para o Trilho do Vale de Gaios que “foi requalificado pelo Município”. “Vamos ter também outras brincadeiras, danças, ranchos, música. O passeio vai ser cheio destas coisas”, nota.
O passeio vai contar com dois percursos. Um mais pequeno com 40 Km e um maior com 60 Km “para os mais aventureiros”.
Para trás ficam seis meses de trabalho e dedicação dos elementos da direção da Associação e amigos. No dia do evento serão cerca de 150 as pessoas envolvidas na logística, a que se junta também uma equipa dos bombeiros para assegurar o socorro e a GNR para acautelar a segurança.
Aficionado da modalidade de BTT, Pedro Simões identifica em Tábua aspetos paisagísticos favoráveis à realização do passeio, mas que são mais valorizadas pela intervenção da Associação. “Temos os rios e paisagens bonitas, mas também as sabemos explorar. O nosso objetivo é que as pessoas venham e gostem do que veem”, sublinha.
Este ano, o evento tem associada uma maior preocupação ambiental. “Não queremos deixar pegada de lixo ou árvores estragadas no percurso”, avança, referindo que está a ser preparado um sorteio a que ficam habilitados os participantes, que, no final do passeio, apresentem os plásticos das barras ou géis com que se fazem acompanhar no percurso . Para além disso, as habituais garrafas de água vão ser substituídas por garrafões com o objetivo de redução do plástico usado.
Na organização do evento, a BTTábua conta com parceiros locais e nacionais que se revestem de grande importância. “Este já é um evento de renome nacional. Normalmente somos bem recebidos e bem atendidos”, sublinha.
Pedro Simões espera que o mítico passeio de BTT também seja aproveitado pelas gentes de Tábua. “Principalmente para o comércio pensamos que é importante ter um evento com esta envergadura no concelho”, considera.