O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do Papa ao Santuário.
O autarca revelou que está a ser preparado um “dispositivo para oito milhões de pessoas no ano de 2017”, sendo que “um milhão de pessoas é o número previsto de visitantes para 12 e 13 de maio”, devido à visita do papa a Fátima.
Para Paulo Fonseca, esta é uma “massa humana muito grande”, não sendo “habitual” em Portugal que haja algum evento “com uma dimensão desta natureza”. Face ao número de visitantes previstos, há a necessidade de garantir “capacidade organizativa a nível de proteção civil, segurança”, levando à alteração “de algumas regras”, como é o caso da criação de bolsas de estacionamento fora da cidade, para diminuir o tráfego em Fátima, explanou o presidente da Câmara de Ourém, que falava aos jornalistas à margem do Encontro Anual de Hoteleiros, promovido pelo Santuário.
Relativamente à segurança, Paulo Fonseca mostrou-se “absolutamente tranquilo”, sublinhando que todas as forças estão convocadas “para garantir um bom sistema de segurança para todos”.