Duas pessoas em dificuldades foram ontem resgatadas da água na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, por elementos do projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional.
De acordo com Autoridade Marítima Nacional, as pessoas tinham sido arrastadas por agueiros.
“Na sequência de um alerta recebido pelas 15:58, através dos tripulantes da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, a informar que um homem se encontrava em dificuldades na água na praia do Cabedelo, foram ativados de imediato para o local elementos do projeto ‘SeaWatch'”, lê-se na nota.
O projeto “SeaWatch” assegura a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores. A praia do Cabedelo é uma praia não vigiada.
Depois do resgate de um homem foram detetadas mais três pessoas num agueiro, tendo duas delas chegado a terra pelos próprios meios e a terceira sido resgatada. As duas pessoas estão bem e não necessitaram de assistência médica.
Mulher resgatada após “sintomas de ataque cardíaco” na Figueira da Foz
Uma mulher, de 71 anos, que estava a bordo do navio de passageiros ‘MSC Grandiosa’, a cerca de 70 quilómetros a Oeste da Figueira da Foz, na sexta-feira à noite, sentiu-se mal e teve de ser resgatada.
O alerta foi recebido às 20h24 a dar conta de que uma passageira “apresentava sintomas de ataque cardíaco”.
Ao ser declarada uma “situação urgente” pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), deslocou-se, de imediato, um meio aéreo da Força Aérea para o local de forma a proceder ao resgate médico.
O auxílio chegou ao navio às 22h20 e, posteriormente, a mulher foi transportada para uma unidade hospitalar.
Desta ação fizeram parte a Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) assim como a Força Aérea e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar).