A Festa do Pão, Bolos e Bolas está de regresso à freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Após dois anos de interregno, o certame que pretende “recordar tradições” volta a dar vida ao Parque da Nossa Senhora da Estrela neste fim-de-semana, dias 26, 27 e 28 de agosto.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, adiantou que, a esta altura, estão a ser “ultimados os preparativos para que seja uma festa em grande”. Apesar de “dar muito trabalho”, a autarca está confiante do sucesso desta 14ª edição da conhecida Festa do Pão.
Da festa, que já é “marca” da freguesia, o destaque vai para o fabrico de pão ao vivo nos fornos comunitários que “atrai muitos visitantes do concelho e da região”.
“Esta festa vem no seguimento das nossas tradições, daquilo que é a vivência no Seixo da Beira”.
Margarida Claro realçou que “ainda há muita gente que continua a fabricar o pão em casa para próprio consumo”. Quanto às bolas de carne e bacalhau, a responsável não hesita em afirmar que são o “ex-libris e o chamariz” do evento.
A abertura oficial da Festa do Pão acontece esta sexta-feira, pelas 19h00, e o primeiro dia conta com a atuação do Grupo Alta Frequência. No sábado, será dinamizado um Rally Paper “À descoberta da freguesia” com o Grupo Aventura Duas Antas e a Associação Cultural de Seixo da Beira. A animação musical será protagonizada pelo Grupo de Concertinas Seixos do Mondego, “a prata da casa”, e pelo Grupo Republika. Para o último dia do certame, estão agendadas várias iniciativas de animação cultural como a Missa na Capela da Nossa Senhora da Estrela, às 12h00, e à tarde, está prevista animação de rua intitulada “O moleiro e a padeira”, assim como a apresentação do livro de Maria Alice Gouveia “Premonições acertadas” que “aborda a freguesia”. Ao palco subirá o grupo Irmãos Morais. O encerramento das noites fica a cargo de Djs.
E como não pode faltar numa festa, haverá “tasquinhas de comes e bebes” com associações da freguesia. “Esperamos que as pessoas adiram e participem. Vamos ter uma panóplia de expositores”, frisou. Com um programa dirigido para as famílias, com insufláveis para as crianças, a Festa do Pão espera “atrair muitos visitantes como tem acontecido nas edições anteriores”. “Teremos uma casa cheia. Visitem o Seixo da Beira. Serão dias muito animados”, lança o convite Margarida Claro.