Trinta e cinco crianças e jovens participam, a partir desta quinta-feira, no Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), que acontece em Seia, de 25 a 28 de agosto.
Após dois anos de interregno, devido à pandemia, o FICSE retoma o percurso iniciado em 2015, regressando ao palco da Casa da Cultura neste final de agosto.
Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que a 6ª edição do festival terá 9 países representados, com Portugal e Estónia a somar o maior número de participantes, seguido do México, Lituânia, Bulgária, Cuba, Brasil, Cazaquistão e Ucrânia.
Num ano de retoma, mas profundamente marcado pelos efeitos da guerra da Ucrânia, a direção do festival considera esta uma edição de transição, por não ser possível progredir pelos condicionalismos apontados.
Em contraponto, o festival promete, uma vez mais, encher de talento a Casa Municipal da Cultura, proporcionando intercâmbio entre jovens de diferentes culturas, oriundos de várias pontos do país e do mundo.
Os participantes chegam a Seia dia 24 e iniciam, logo no dia seguinte, os ensaios das eliminatórias. Os grandes vencedores serão conhecidos no domingo, durante a Gala-concerto a realizar às 17h00 no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, onde o público senense é convidado a comparecer.
O FICSE é promovido pelo Município de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.