O Convento São Francisco, em Coimbra, acolheu no dia 31 de julho de 2022 o primeiro de vários concertos, que se esperam percorrer a Diocese de Coimbra no caminho para a JMJ 2023. Cerca de 800 pessoas marcaram presença, provenientes de vários pontos da Diocese de Coimbra e também de outros pontos do país, nomeadamente, Lisboa, Diocese que vai acolher de 1 a 6 de agosto de 2023 a JMJ.
Numas breves palavras que proferiu no âmbito do primeiro grande concerto do Coro COD Coimbra, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, afirmou que “este é já o milagre da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023”.
As cores da JMJ (branco, amarelo, verde e vermelho) pintaram a plateia e o palco do grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, e encheram de alegria todos quantos quiseram assinalar o ano que falta para acolher o grande evento cristão dos jovens e para os jovens.
O alinhamento do concerto contou com 15 músicas, interpretadas pelo Coro COD Coimbra, sob a orientação do Padre João Paulo Vaz. Intercaladas por algumas exibições cénicas, a quinta música colocou o foco na Guerra na Ucrânia. “Ubi caritas et amor Deus ibi est” (Onde está a caridade e o amor, Deus aí está) foi o tema dedicado à guerra, acompanhado de uma apresentação pautada por luzes e dança em palco.
Músicas que o cancioneiro guardava há muito tempo ganharam uma nova vida, com os arranjos musicais feitos pela mão do Coro COD Coimbra. “Vida nova” que tem como objetivo ficar nos recursos musicais da Diocese de Coimbra que, dividida em 21 Comités Organizadores Territoriais (COT), prepara a JMJ 2023.
“Existe um sentimento de comunidade, de encontro, de entusiasmo que háde crescer daqui a um ano”, garantiu D. Virgílio Antunes. O Bispo de Coimbra, manifestamente feliz pela moldura humana reunida no Convento São Francisco, afiança: “havemos de ir ao encontro de todos os jovens que há no mundo, apressadamente”.
O encontro com jovens vindos de todo o mundo começa entre 26 a 31 de julho, nos designados “Dias na Diocese”. “Atreve-te a fazer parte!” é o mote da campanha de angariação de famílias de acolhimento e de voluntários para estes dias, onde o objetivo é acolher jovens e mostrar-lhes o que de melhor temos a nível cultural, religioso, histórico, gastronómico e humano!