Até 8 de junho, as entidades concelhias podem apresentar a sua candidatura para serem beneficiárias do programa “Férias + Solidárias”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Segundo a autarquia, “o programa visa a ocupação dos tempos livres dos jovens, reforçando a sua participação na sociedade no período das férias escolares do verão, orientando-os para o desempenho de atividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, permitam o contacto experimental com algumas atividades profissionais e potenciem a capacidade de intervenção, a participação social e cívica, contribuindo para o seu processo de educação não formal”.
Podem candidatar-se a este programa entidades como freguesias, associações sem fins lucrativos, entidades diversas de interesse público e entidades privadas sem fins lucrativos.
Os projetos devem ser apresentados em formulário próprio, a fornecer pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, contendo: área de ocupação; designação e descrição do projeto e das atividades a desenvolver; local da realização, duração do projeto e horário das atividades; número de jovens a envolver; e a designação do gestor do projeto, responsável pela respetiva execução e acompanhamento dos jovens.
Os projetos são apreciados pela Câmara Municipal de acordo com os seguintes critérios: relevância face aos objetivos do Programa; envolvimento dos jovens na sua conceção e desenvolvimento; estabelecimento de parcerias para o seu desenvolvimento; contribuição para o processo de educação não formal e de cidadania dos jovens.
O programa “Férias + Solidárias” é direcionado a todos os jovens oliveirenses sob a forma de dois programas: “Férias Ocupadas” para jovens dos 14 aos 18 e “Jovem + Solidário” para idades entre os 19 e os 30 que estejam a frequentar o ensino superior. Posteriormente serão abertas as inscrições para os jovens que deverão candidatar-se tendo em conta as entidades inscritas e os períodos de ocupação que decorrerão nos meses de julho e agosto.
As áreas em que este programa vai operar são as seguintes: ambiente e/ou proteção civil; combate à exclusão social e apoio a idosos e/ou crianças; cultura e/ou património; desporto; saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação; e outras de reconhecido interesse municipal.