O website “Taste Coimbra Region” – https://tastecoimbraregion.pt/ -, criado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra no âmbito da distinção como Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, recebeu o prémio de melhor site de promoção de produtos locais no âmbito do concurso Top Websites for Foodie Travelers Award 2022, organizado pelo IGCAT (Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo).
Esta foi a primeira edição destes prémios europeus, anunciados no evento final do “World Food Gifts Challenge”, realizado em Menorca, cujo objetivo passa por aumentar o acesso dos visitantes internacionais a experiências alimentares e culturais de qualidade; dar visibilidade internacional a experiências alimentares e culturais de nicho; e recompensar portais e aplicações que apoiam microempresas e contribuem para o desenvolvimento territorial sustentável.
Os websites submetidos a concurso foram avaliados por um júri internacional de peritos do IGCAT e das Regiões de Gastronomia numa série de critérios como a usabilidade, sustentabilidade e criatividade das experiências oferecidas, bem como a sua ligação com as regiões que promovem.
Os premiados terão agora visibilidade internacional e serão permanentemente promovidos no website do IGCAT e nas redes sociais.
Taste Coimbra Region é um portal online que promove os produtos endógenos da Região de uma forma integrada e criativa, reforçando os elementos distintivos e de singularidade do território.
Um milhão de estórias gastronómicas é o lema da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, um desafio que integra a imensa riqueza dos recursos e produtos endógenos da região e as organizações ligadas à gastronomia, restauração, cultura e turismo.