Esta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, tem início o período de votação nas propostas que foram apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Conselho Municipal da Juventude.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, com esta iniciativa, o Município procura alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada com vista à definição de prioridades no investimento municipal.
O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho.
Após a apresentação das propostas e de um período de divulgação/sensibilização para que os proponentes pudessem apelar ao voto, tem, assim, início o período de votação nas oito candidaturas que deve ser efetuado online, na plataforma criada para o efeito – http://www.oliveiradigital.net/opj/ – onde se encontra a informação relativa às propostas bem como o formulário de votação (a partir do dia 11 de fevereiro).
Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
Assim, entre 11 e 20 de fevereiro, podem votar numa das seguintes candidaturas:
1. “Juntos Vamos Equipar os Nossos Bombeiros”
2. Construção do “Parque Hospitaleiro Canino”
3. (Re)Viver Tradições do Alvôco
4. Preservação do meio ambiente – Colocação de Painéis solares fotovoltaicos
5. Criação de espaço “family fitness”
6. Fim de semana de atividades concentradas no Parque Nossa Senhora da Estrela e espaço envolvente (workshops, concertos, festa temática, etc)
7. “Valorizar os Emigrantes Oliveirenses”
8. Festival de Verão “Rapada Village”
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal, sendo que era necessário que as propostas de investimento se enquadrassem nas áreas das atribuições do município.