A União de Freguesias (UF) de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira lançou uma iniciativa com o objetivo de “homenagear a população, os usos, costumes e tradições”.

Trata-se de uma exposição na antiga Escola Primária de Santa Ovaia com fotografias das “gentes” da União de Freguesias.
À Rádio Boa Nova, Bruno Amado, presidente daquela União de Freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, adiantou que o objetivo é agora “alargar a iniciativa a outras localidades”, como Vila Pouca da Beira, Digueifel e Ponte das Três Entradas.
“Lançámos o desafio à população e obtivemos algumas fotografias de alunos que frequentaram a escola”, referiu o autarca, acrescentando que “a ideia é manter esta exposição de forma permanente”.
Para o executivo, o objetivo passa por “fazer esta exposição ao longo da União de Freguesias” até porque o “impacto está a ser muito positivo”. A União de Freguesias continua, por isso, a recolher fotografias para serem afixadas.
À Rádio Boa Nova, Bruno Amado referiu que esta iniciativa de “lembrar origens e amigos” acontece num espaço que “deixou de exercer funções” como escola primária em 2012. Adiantou que, posteriormente, “foi intervencionada com o intuito de se tornar biblioteca” mas que, desde então, se mantém fechada”. “Acaba por ser mais um espaço de arquivo de livros. Para estar a funcionar como biblioteca, obviamente que necessitamos de alguém”, avançou o presidente, sublinhando que a abertura do espaço como tal é “um objetivo claro para o novo mandato”.