José Carlos Alexandrino foi eleito deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista, no âmbito das Eleições Legislativas que decorreram hoje no país. O PS reuniu o maior número de votos e António Costa continuará a ser o Primeiro-Ministro de Portugal.
O autarca que liderou o Município de Oliveira do Hospital durante 12 anos e ocupa, agora, o cargo de presidente da Assembleia Municipal foi eleito como 5º deputado pelo Círculo Eleitoral de Coimbra. Foram conseguidos seis lugares pelo distrito de Coimbra: Marta Temido, Pedro Coimbra, Tiago Estevão Martins, Raquel Ferreira, José Carlos Alexandrino e Ricardo Manuel Garrido Lino. No distrito, o PS conseguiu 45,23% dos votos, sendo a força mais votada.
Em segundo lugar na votação ficou o PSD com 29,13% dos votos, elegendo três deputados para a Assembleia da República: Mónica Quintela, Fátima Ramos e João Barbosa de Melo. O empresário Fernando Tavares Pereira, do concelho vizinho de Tábua, e 4º lugar na lista, não conseguiu ser eleito. Também a oliveirense Sandra Fidalgo, em 7º, não conseguiu aquele objetivo.
No concelho de Oliveira do Hospital, o PS venceu em todas as freguesias, somando 48,66% dos votos contra os 31,49% do PSD. O Chega foi a terceira força política mais votada (5,54%).
Numa altura em que, no país, ainda há 30 freguesias por apurar, o PS foi a força mais votada com 41,87% e 99 mandatos atribuídos. O PSD soma 28,13% e 60 mandatos atribuídos. A novidade recai no CHEGA que se tornou no terceiro partido mais representado no Parlamento com 7,10% dos votos e 8 mandatos atribuídos. O Iniciativa Liberal somou 4,65% dos votos e 3 mandatos. O Bloco de Esquerda desceu para a 5ª força na Assembleia da República com 4,42% e dois mandatos atribuídos. O PCP/PEV alcançou 4,31% dos votos e elegeu quatro deputados. O CDS, com 1,59% ainda não elegeu nenhum deputado.