O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 17 a 23 de agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, na mesma semana foram detidas 17 pessoas em flagrante delito, destacando-se seis por condução sob o efeito do álcool.
A GNR apreendeu 75 doses de cocaína, 13 doses de heroína, 29 doses de haxixe, 18 doses canábis, uma arma de calibre 9mm, uma navalha composta de lamina afiada e serrilha (usada para o corte de estupefacientes), duas armas proibidas (faca borboleta e matraca), quatro balanças de precisão digital, seis telemóveis, um gravador de imagem CCTV, um cartão de multibanco, diversos cartões de memória e cartões associados a operadoras telefónicas, 1 333 artigos contrafeitos e 245 euros em numerário.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 197 infrações: 47 por excesso de velocidade, 25 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 18 por falta de inspeção periódica obrigatória, 12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, sete relacionadas com tacógrafos e sete por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
De 17 a 23 de agosto, as autoridades registaram 58 acidentes, de onde resultaram três feridos graves e 21 feridos leves.
Na fiscalização geral, foram emitidos 75 autos de contraordenação: 23 no âmbito do policiamento geral e 52 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
Durante a mesma semana, a GNR realizou diversas ações de sensibilização, no âmbito dos programas “Piscina Segura”, “Florestal” e “Idosos em Segurança”.